ENTRELINHAS

Avalanche de CPI´s volta a assombrar a região. Há riscos reais de cassações?

Avalanche de CPI´s volta a assombrar a região. Há riscos reais de cassações?

Por Beto Iquegami

Por Beto Iquegami

Publicada há 4 anos

Avalanche de CPI´s assombra a região. Ouroeste, Jales e Indiaporã no rol 

Um instrumento legal, o melhor, constitucional, que visa tornar efetivo o pleno exercício fiscalizatório dos Legislativos, uma de suas principais funções ao lado da legisferante e que, após breve armistício, tornou com força à região. São inúmeros pedidos de instalações de Comissão Parlamentar de Inquérito-CPI, de Comissão Parlamentar-CP, e de Comissão Especial de Inquérito-CEI que chegam a chocar. Ou o processo moralizante chegou às Câmaras Municipais daqui ou a aproximação das eleições do próximo ano está provocando o surgimento - e a apuração - de denúncias administrativas até então ocultas. Sem o objetivo de sermos taxativos, segue só um breve rol daquelas que rememoramos: em Jales tem a CEI da “Farra do Tesouro” que investiga os desvios patrocinados pela ex-tesoureira Érica Carpi Oliveira e seu bando, de olho em eventual participação omissiva do prefeito Flá Prandi; em Turmalina são duas: a CEI da “Feirinha da Madrugada” e a da “falsificação de documentos”. E por aí vai. 

Na realidade, há riscos de cassações? Outros pedidos ainda podem surgir?

E tem mais! Em Indiaporã o pedido de uma CEI foi recentemente rejeitado, mas por um placar apertadíssimo: 5 a 4. O requerimento de um munícipe visava investigar a aquisição de 250 refeições em uma viagem a Lagoa Santa ao final do ano passado. Em Ouroeste foi protocolado um pedido de CP baseado em supostos atos de improbidade administrativa, consubstanciados em repintura de prédios públicos nas cores do partido da alcaidessa e contratações para o Hospital João Veloso. Este caso vai para votação na próxima sessão ordinária. De todos, o que tem maior potencial de resultar na cassação de mandato é em Turmalina, onde a oposição ao prefeito Alex Ribeiro tem maioria folgada para extirpar-lhe o mandato. A previsão é que a votação decisiva ocorra na virada do mês. E falando em prenúncio, eis que nos anais de outros dois Parlamentos Municipais da região o tema ganha força e os respectivos requerimentos devem ser apresentados oportunamente. Num deles, dependendo da disposição de um figurão político com enorme envergadura dentro da Câmara, o processo pode até ter um rito sumaríssimo. E, respondendo a questão - se é uma onda moralizante ou o aproximar das eleições -, apostamos numa conjunção de ambos os fatores. Não bastassem os problemas nacionais, vêm ai os regionais. 

Conflito de gerações! TSE marca eleição e disputa deve ficar entre o ex e atual

Demorou aproximadamente dois meses mas o Tribunal Superior Eleitoral-TSE finalmente marcou o pleito suplementar que elegerá o novo prefeito de Meridiano após a cassação judicial da dupla Val Rizzato e Márcia Adriano. Será no dia 04 de Agosto, juntamente com a nova eleição no município de Floreal. Dois novos são cotados extraoficialmente. O primeiro é o atual prefeito Maycon Fabiano-Podemos. O outro é do ex Aristeu Baldim-PSDB. Definições devem ocorrer brevemente.

Neurologia clínica primeiro

Após sete anos de interrupção motivada por falta de recursos, eis que desde a última terça-feira, 11, a Santa Casa de Votuporanga tornou os serviços de neurologia clínica. A previsão é de que 80% dos atendimentos desse setor seja feito através do SUS. São seis profissionais contratados especificamente para trabalharem nessa especialidade. O serviço já está operante. 

Neurologia cirúrgica depois

Mas não pensem que para na reativação da especialidade limitada aos procedimentos clínicos. Visando qualificar o padrão da Santa Casa, o provedor Luiz Torrinha prepara o campo para a implantação da neurologia cirúrgica. A conquista é tamanha que o nome do provedor já é aventado nos bastidores políticos como um dos concorrentes ao paço municipal em 2020.

Doria vetará projeto de Itamar Borges

Pode não ter passado de um ilustre “sonho de verão” a derrubada da restrição imposta desde 1996 para a comercialização de bebidas alcóolicas nos estádios de futebol paulista. A liberação, proposta por Itamar Borges-MDB e aprovada na última quinta, 13, permite o consumo de cerveja nos estádios e arenas e nos 200 metros de cercania. Mas a regra pode não ganhar efetividade. Ontem, 14, o governador João Doria-PSDB afirmou que irá vetar a liberação sob o argumento que o projeto é inconstitucional. Caso o veto seja ratificado, o projeto volta para a Assembleia Legislativa, que pode, mediante quórum qualificado, derrubar a desautorização do governador. Interessante salientar que tal é permitido em diversos Estados, tais como Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina. Lá não é inconstitucional?

Enfim, semana positiva para a gestão Pessuto

Dias raros, excepcionais, no governo municipal local consolidaram uma semana próspera para a administração Pessuto. Sem registrar nenhum ato de autofagia de sua equipe nos últimos dias, André conseguiu entregar a nova rodoviária e, simultaneamente, anunciar a liberação de R$ 500 mil por parte do governo para a construção da 1ª Companhia do 16º Batalhão da Polícia Militar de Fernandópolis, que ficará localizada ao lado da nova sede da Prefeitura. Também confirmou em entrevista à “TV O Extra.net” que nos próximos dias começam as obras de construção do novo Paço Municipal. Veremos quanto tempo durará o interstício. 

Haja cursos de Medicina!


A expansão dos cursos de Medicina na região já é inegável. Hoje temos vagas particulares em Rio Preto, Fernandópolis, Votuporanga, Santa Fé e Catanduva, além de pública em Rio Preto. E novas vagas podem ser abertas brevemente. Após a Unifunec realizar seu primeiro vestibular há dias, eis que informações seguras indicam que Jales, liderada pelo prefeito Flá Prandi (foto) - através da UniJales - realiza lobbys contundentes para também conseguir a autorização. Quantidade sim! Com sobra. Qualidade...

Bolsonaro: prefeitos na região


A ordem vem da mais alta envergadura do clã Bolsonaro: encontrem nomes para disputar, com chances de vitória, as Prefeituras da região noroeste paulista. Ela foi emitida pelo filho presidencial deputado Eduardo, durante sua posse na presidência do PSL, ocorrida na última segunda, 10, em SP.  Ele afirmou que os nomes devem ter identificação com a ideologia do partido, sobretudo no combate à corrupção. No rol dos municípios inclusos na ordem, Fernandópolis, Jales, Votuporanga e Santa Fé do Sul. É aguardar!

Gilmar, Vaz e Bolçone: não?


Marcos Vinholi-PSDB (foto), secretário de Integração Regional é, junto com o deputado Carlão Pignatari-PSDB e o vice Rodrigo Garcia-DEM, um dos nomes mais fortes no governo Doria. Pois o catanduvense afirmou nesta semana que a Diretoria Regional de Governo com sede em Rio Preto será ocupada por um nome técnico, e não por lideranças que perderam as eleições. Óbvio que Gilmar Gimenes, Vaz de Lima e Orlando Bolçone estão nesse rol.

últimas