ENTRELINHAS

Decisão garante curso, vestibular, transferências e suspende apuração no curso de Medicina da Universidade Brasil

Decisão garante curso, vestibular, transferências e suspende apuração no curso de Medicina da Universidade Brasil

Tribunal Federal reconheceu, parcialmente, pedido da universidade; é a segunda vitória importante na Justiça

Tribunal Federal reconheceu, parcialmente, pedido da universidade; é a segunda vitória importante na Justiça

Publicada há 3 anos


Da Coluna Entrelinhas


Decisão garante curso, vestibular, transferências e suspende apuração no curso de Medicina da Universidade BrasilO reitor Felipe Sigollo: duas importantes vitórias recentes na Justiça Federal. Foto: Divulgação/Universidade Brasil

A decisão judicial foi prolatada na noite de ontem, 08, emana do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, através do desembargador federal Daniel Paes Ribeiro e não poderia ser melhor para a Universidade Brasil, especificamente para o campus fernandopolense e, obviamente, para os alunos vinculados ao curso de Medicina.

Em decisão de Agravo de Instrumento, Ribeiro suspendeu a apuração da suposta infração de ingresso de alunos em quantitativo superior ao autorizado pelo Ministério da Educação e Cultura-MEC. Esta medida tem efeito até que o processo principal seja julgado.

Outras consequências do deferimento parcial da tutela antecipada pelo desembargador são a possibilidade da volta das transferências dos alunos e também a realização de novos processos de ingressos de estudantes acadêmicos de Medicina através de vestibular.

É um motivo de comemorações para a atual - e nova - reitoria, agora comandada por Felipe Sigollo, que já havia, no último dia 31, conseguido importante vitória jurídica com a concessão de uma liminar cancelando os efeitos de uma decisão administrativa do MEC que havia suspendido o curso de Medicina na unidade de Fernandópolis.


Justiça lacra prédio dos Correios após teste positivo de funcionário

A Justiça do Trabalho foi contundente! Lacrou as instalações do Centro de Entrega de Encomendas (CEE) de Rio Preto na tarde de ontem, 08. A medida deu-se após um funcionário testar positivo para a Covid-19 e atende pedido do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos. 

Em caso de reabertura, a multa diária é de R$ 10 mil. A outra opção é testar todos os funcionários e afastar os "positivados". Enquanto isso, home office.  


Com região quebrando recordes de coronavírus, Lide quer acelerar a reabertura comercialO empresário José Luiz Franzotti, da Potty, faz parte do grupo. Foto: Divulgação

Fernandópolis registrou ontem, segunda-feira, 08, o recorde de confirmações positivas diárias (11) e agora tem 124 infectados pelo coronavírus e um óbito; Votuporanga foi ainda mais longe e acresceu 17 novos casos e já carrega seis mortes; Jales está com 57 casos mas com taxa de ocupação da UTI especializada em 80% (já foi de 100%) e Rio Preto, com os três falecimentos de ontem, chegou a 29 óbitos e 911 casos positivos.

Nesse cenário, com índices pandêmicos em ascensão, o principal grupo empresarial da região, o Lide de Rio Preto, prega a aceleração da retomada econômica por aqui e, argumentando prejuízos de R$ 765 milhões no último mês, formou um grupo que irá se reunir com o presidente da Investe SP, Wilson Mello, tentando viabilizar o processo de reabertura comercial mais amplo.

No grupo, capitaneado pelo presidente do Lide Marcos Scaldelai, estão também Antônio Cabrera Mano, Marcelo Facchini, José Luiz Franzotti e o presidente da Unimed Rio Preto, Helencar Ignácio, dentre outros. 

O eterno dilema de tentar equacionar a preservação de vidas e da integridade físicas das pessoas com a sobrevivência financeira das empresas e a preservação de empregos. 


Covid-19 derruba, pela metade, o número de casamentos no mês de Maio

Era, tradicionalmente, o mês mais aguardado para os nubentes, concentrando o maior número de enlaces matrimoniais. Era!

Levantamento realizado pelo "O Extra.net" e publicado na edição digital desta terça-feira, 08, mostra que o índice, comparativamente com Maio de 2019, caiu pela metade. Em maio de 2020 foram registrados apenas 19 casamentos em Cartório, número pouco menos do que a metade em 2019 – quando houve 40 registros. A quantidade de casamentos também fica consideravelmente abaixo da média menção de matrimônios. Os números, obviamente, estão relacionados à pandemia do novo coronavírus, apontou reportagem do jornalista Gustavo Jesus.

No acumulado do ano, entre janeiro e maio, Fernandópolis registrou 138 casamentos. No mesmo período do ano passado foram registrados 154 matrimônios, diferença de 16 casamentos a mais em 2019.



últimas