POLÊMICA

Médica diz ter sido afastada do Albert Einstein por defender uso da hidroxicloroquina

Médica diz ter sido afastada do Albert Einstein por defender uso da hidroxicloroquina

Hospital indica apologia ao nazismo e humilhação aos judeus

Hospital indica apologia ao nazismo e humilhação aos judeus

Publicada há 3 anos

A médica Yamaguchi: comparativo entre controle social e humilhações aos judeus. Imagem: TV Brasil

Da Redação

A médica imunologista e oncologista Nise Yamaguchi afirmou ter sido afastada do hospital Albert Einstein, onde trabalhava, por defender o uso da hidroxicloroquina no tratamento da covid-19. A médica concedeu entrevista exclusiva ao jornalista Roberto Cabrini nesta sexta-feira (10) e relatou mais detalhes da suspensão.

"Recebi uma ligação hoje do diretor clínico do hospital de que, a partir deste momento, não poderia estar mais atendendo pacientes", afirmou Nise Yamaguchi. De acordo com a médica, a direção do Albert Eistein acredita que o posicionamento a favor do uso da hidroxicloroquina "denigre o hospital".

"Não falo pelo hospital. Estou lá pelos pacientes", diz a médica, que fala também da sua convicção a respeito do tratamento. "Faço a defesa da hidroxicloroquina porque tenho a certeza que ela cura os pacientes nas etapas iniciais".

O tratamento com a hidroxicloroquina não possui sua eficácia comprovada. Questionada sobre manter um posicionamento contrário ao da maioria da comunidade científica, Nise afirma não saber se este é, de fato, um consenso. "Não acredito que a comunidade inteira pense assim", diz a médica. Ela ainda afirma que há uma "grande maioria silenciosa" que defende o uso do medicamento.

O OUTRO LADO

Em nota, o hospital disse que a suspensão é motivada por uma "analogia infeliz" e uma "manifestação insólita" e que está averiguando se a conduta foi por "mero despropósito destituído de intuito ofensivo ou manifestação de desapreço motivada por algum conflito". 

Nise afirmou em uma entrevista à TV Brasil que "você acha que alguns poucos militares nazistas conseguiriam controlar aquela massa de rebanho de judeus famintos se não submetessem diariamente a humilhações, humilhações e humilhações, tirando deles todas as iniciativas?", respondeu Yamaguchi, pregando um "clima de otimismo"  e relação ao combate`à doença.

Com informações: SBT Interior / Revista Época

últimas