PANDEMIA

Isolada há quase 6 meses, São Tomé das Letras é única cidade sem casos de Covid-19 no Sul de MG

Isolada há quase 6 meses, São Tomé das Letras é única cidade sem casos de Covid-19 no Sul de MG

Cidade chegou a ter apenas casos suspeitos após contato com médico contaminado

Cidade chegou a ter apenas casos suspeitos após contato com médico contaminado

Publicada há 3 anos

São Tomé das Letras (MG) instituiu barreira para impedir entrada de turistas — Foto: Reprodução/EPTV

Da Redação

São Tomé das Letras (MG) agora é a única cidade do Sul de Minas sem contaminações pelo novo coronavírus registradas. O município está sozinho na lista das cidades da região sem Covid-19 após a confirmação do primeiro caso positivo em Fama (MG) nesta terça-feira, 08,

Uma das medidas que contribui para que o município não tenha, até o momento, nenhuma infecção, é o fato de a cidade estar isolada sem permitir a entrada de visitantes desde o início da pandemia, há quase seis meses. São Tomé das Letras chegou a ter casos suspeitos da doença após pacientes terem contato com um médico contaminado.

Cidade isolada

No dia 17 de março, a Prefeitura de São Tomé das Letras decretou a suspensão da entrada de turistas na cidade. A medida, inicialmente, tinha duração de 30 dias, mas foi renovada posteriormente pelo mesmo período.

Com os números de casos positivos crescendo nas cidades vizinhas, a administração municipal passou a renovar a restrição de entrada de visitantes na cidade mês a mês. A última vez em que a medida foi renovada foi no dia 20 de agosto. Portanto, a restrição está em vigor até, pelo menos, o dia 20 de setembro.

Equipes da Guarda Municipal e da Polícia Militar realizam os trabalhos e fiscalizam todos os veículos que tentam acesso a São Tomé das Letras. Duas equipes trabalham nesta força tarefa por 24 horas, se dividindo em turnos de 12 horas.

Apenas casos suspeitos

Sem casos positivos, a cidade chegou a ter casos suspeitos da doença em agosto, após pacientes terem sido atendidos por um médico que testou positivo para a Covid-19. Eles foram colocados em isolamento e posteriormente realizaram exames.

O médico não reside em São Tomé das Letras e todas as pessoas que tiveram contato com o profissional foram testadas, tanto profissionais de saúde, quanto pacientes.


Casos suspeitos testam negativo para a Covid-19 em São Tomé das Letras — Foto: Prefeitura de São Tomé das Letras

Casos suspeitos testam negativo para a Covid-19 em São Tomé das Letras — Foto: Prefeitura de São Tomé das Letras

No dia 28 de agosto, a Prefeitura de São Tomé das Letras informou que todas as 15 pessoas que estavam com suspeita de Covid-19 testaram negativo para a doença. Com isso, a cidade continua, até o momento, sem nenhuma infecção pelo novo coronavírus.

Coronavírus no Sul de MG

De acordo com boletim oficial divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o Sul de Minas contabiliza, oficialmente, 20.622 casos confirmados do novo coronavírus, com 523 mortes.


Fonte: G1

últimas