EDUCAÇÃO

Começa matrícula de convocados na primeira chamada do Vestibulinho das Etecs

Começa matrícula de convocados na primeira chamada do Vestibulinho das Etecs

Os convocados devem enviar os documentos para matrícula entre quarta e sexta-feira (20 a 22)

Os convocados devem enviar os documentos para matrícula entre quarta e sexta-feira (20 a 22)

Publicada há 3 anos

Digitalização dos procedimentos no Vestibulinho ocorre para preservar saúde de candidatos - Foto: Gilberto Marques

Da Redação

Os convocados na primeira chamada do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) devem enviar os documentos para matrícula, entre quarta e sexta-feira (20 a 22), por meio do site vestibulinhoetec.com.br. A digitalização dos procedimentos neste primeiro semestre de 2021 ocorre para respeitar o distanciamento social necessário para o combate à pandemia.

Candidatos ao Ensino Médio em todos dos seus formatos, cursos integrados, técnicos (presenciais, semipresenciais e EaD) e Especialização Técnica devem fazer o upload legível dos documentos requisitados, obrigatoriamente nos formatos PDF, JPEG ou PNG – os convocados vão receber um e-mail para confirmação da matrícula.

Quem não tiver acesso ao sistema poderá comparecer à Etec, no período de matrícula, para utilizar um terminal de computador com acesso à internet. O interessado deve entrar em contato com a Etec para verificar data e horário de atendimento. Para utilizar os equipamentos, será obrigatório o uso de máscara de proteção facial e também respeitar as demais medidas de proteção do Protocolo Sanitário Institucional do Centro Paula Souza (CPS).

É importante ressaltar que o acompanhamento das etapas do processo seletivo, a verificação das listas de convocação e leitura atenta do Manual do Candidato e da Portaria do Vestibulinho são de inteira responsabilidade do candidato ou de seu representante legal.

Confira as próximas datas importantes:

27 de janeiro – Aviso de deferimento e indeferimento das matrículas da primeira chamada;

29 de janeiro – Divulgação da segunda lista de convocação;

1º e 2 de fevereiro – Matrícula da segunda lista dos convocados;

4 de fevereiro – Aviso de deferimento e indeferimento das matrículas da segunda chamada.

Caso as vagas não sejam preenchidas após a segunda chamada, outras listas poderão ser divulgadas nos sites da Etec ou classe descentralizada em que o candidato pretende estudar. Cabe ao interessado acompanhar a convocação.

Documentos para matrícula

A matrícula dos convocados em todas as modalidades dependerá do upload legível dos seguintes documentos básicos:

  • documento de identificação (RG ou RNE);
  • CPF;
  • foto recente de rosto.


O candidato que utilizar o Sistema de Pontuação Acrescida, pelo item “escolaridade pública”, deverá enviar por upload a declaração escolar (modelo está disponível na Portaria do processo seletivo) ou histórico escolar contendo o detalhamento das séries cursadas e nome(s) da(s) escola(s).

Veja abaixo a relação de documentos adicionais, solicitados de acordo com cursos e situações específicas.

Para o Ensino Médio em todos os seus formatos, cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e Novotec Integrado a matrícula dependerá do upload legível dos seguintes documentos:

Histórico escolar com certificado de conclusão do Ensino Fundamental; ou declaração de conclusão do Ensino Fundamental assinada por agente escolar da escola de origem, com data de entrega do histórico escolar com certificado de conclusão.

Para quem pretende cursar o Ensino Técnico (presencial, semipresencial e online):

Histórico escolar com certificado de conclusão do Ensino Médio; ou declaração de conclusão deste ciclo assinada por agente escolar da escola de origem; ou declaração de que está matriculado a partir da segunda série do Ensino Médio.

Candidatos que concluíram ou estão cursando o Ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) – histórico Escolar com certificado de conclusão do Ensino Médio; ou declaração de conclusão do Ensino Médio firmada pela direção da escola de origem, contendo a data em que o certificado e histórico serão emitidos; ou declaração de que está matriculado a partir do segundo semestre/termo da EJA; ou dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA; ou boletim de aprovação do Encceja emitido e enviado pelo Ministério da Educação (MEC); ou certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas, emitido e enviado pelo MEC; ou documento(s) que comprove(m) a eliminação de no mínimo quatro disciplinas.

Quem realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até a edição de 2016 – certificado ou declaração de conclusão do Ensino Médio expedido pelos Institutos Federais ou pela Secretaria da Educação do Estado correspondente.

Somente para os candidatos ao curso de técnico de Enfermagem – histórico escolar com certificado de conclusão do Ensino Fundamental e declaração de matrícula na segunda série do Ensino Médio; ou histórico escolar com certificado de conclusão do Ensino Médio; ou declaração de conclusão do Ensino Médio assinada por agente escolar da escola de origem.

Para os cursos de Especialização Técnica, a matrícula dependerá do upload legível dos seguintes documentos:

Para cursos presenciais, histórico escolar com certificado de conclusão de curso técnico equivalente conforme lista disponível no site do Vestibulinho; ou declaração de conclusão do curso técnico equivalente, original, assinada por agente escolar da escola de origem. Para o curso de especialização em Gestão de Projetos (EaD), o candidato poderá fazer upload do certificado de conclusão de curso superior.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) e em vestibulinhoetec.com.br.


Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza

últimas