CULTURA

Jales realiza o 7º Concurso Literário em comemoração aos seus 80 anos

Jales realiza o 7º Concurso Literário em comemoração aos seus 80 anos

Todos os participantes receberão certificado e diversificada premiação

Todos os participantes receberão certificado e diversificada premiação

Publicada há 3 anos

Da Redação

Em comemoração aos 80 anos de Jales, celebrados em 15 de abril, a Associação Casa do Poeta e do Escritor, representada por sua presidente, Marilene Pacheco Teubner, lançou o 7º Concurso Literário com o objetivo de despertar o interesse dos alunos à prática da escrita.

O concurso, que terá formato online, conta com apoio da Prefeitura de Jales, através das Secretarias Municipais de Esportes, Cultura e Juventude, da Educação e de Comunicação Social, além da Diretoria Regional de Ensino. 

Poderão participar estudantes de todas as escolas da rede pública e particular, desde o Ensino Fundamental I e II até o Ensino Médio. Alunos do ciclo I de 1º a 3º ano participarão com desenhos.

Com o tema “Pandemia”, conforme ressaltou Marilene Teubner, a iniciativa “busca um olhar diferenciado sobre o invisível coronavírus e a manifestação de apoio aos acometidos, aos que estão à frente lutando contra o vírus, aos que perderam entes queridos, prezando a vida e as relações familiares, de amizade, o convívio humanizado entre as pessoas, mesmo que à distância, nos moldes impostos pela disseminação do contágio, transcrevendo de forma poética o ‘sentir’ através do tema escolhido”.

Os trabalhos deverão ser entregues até o dia 30 de junho. Neste período, cada participante construirá um texto poético com a orientação dos professores de Língua Portuguesa. Ficará sob responsabilidade da escola formar uma comissão julgadora para escolher três representantes de cada sala. Todos os materiais devem ser encaminhados para os organizadores do evento (Casa do Poeta) que os encaminharão para a banca julgadora da ANLPPB (Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro), reconhecida pela UNESCO, para a escolha dos finalistas.

Os alunos da Unijales, das licenciaturas em Letras, Pedagogia e Artes atuarão como apoiadores na divulgação, execução e seleção e, até mesmo numa sugestão de lançamento com produções poéticas e obras de arte de sua autoria.

Online, o lançamento do 7º Concurso Literário de Jales foi realizado no último dia 13 e contou com a participação da presidente da Casa do Poeta e do Escritor, Marilene Teubner, ao lado de apoiadores do projeto

PREMIAÇÃO

Os trabalhos selecionados farão parte da V Coletânea Primeiros Versos, que será lançada de forma digital, na noite de premiação, quando ocorrerá o sarau dos participantes. O evento será realizado na Câmara Municipal de Jales, no mês de outubro, em data a ser definida, ou de forma online dependendo das condições de enfrentamento à Covid-19 à época.

Todos os participantes receberão certificado, sendo os três primeiros colocados de cada categoria premiados com troféus e livros de poetas da ANLPPB, bem como lápis de cor e camisetas.


*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Jales.

últimas