PANDEMIA

Hospital de Base recusa pacientes com Covid após registrar quase 100% de ocupação em leitos de UTI

Hospital de Base recusa pacientes com Covid após registrar quase 100% de ocupação em leitos de UTI

UTI está há mais de dois meses com ocupação acima de 90%

UTI está há mais de dois meses com ocupação acima de 90%

Publicada há 2 anos

Hospital de Base de Rio Preto está com mais de 90% de ocupação há dois meses — Foto: DivulgaçãoHospital de Base de Rio Preto está com mais de 90% de ocupação há dois meses - Foto: Divulgação

Da Redação/G1

O Hospital de Base de São José do Rio Preto está recusando internações de pacientes com Covid-19 após registrar quase 100% de ocupação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O local está há mais de dois meses com ocupação acima de 90%. Nesta segunda-feira, 95% dos 183 leitos de UTI estão ocupados.

O hospital fez um levantamento para verificar as cidades que aparecem com mais demanda de internações, sendo São José do Rio Preto, Mirassol, Bady Bassitt, José Bonifácio e Guapiaçu.

“Faz dois meses que a situação é angustiante. Temos mais recusas que aceites. Neste fim de semana aceitamos poucos pacientes, porque estamos trabalhando a nível de ocupação de taxa de uti acima de 90% há mais de dois meses”, explica Amália Tieco, diretora administrativa do hospital.

Por isso, o hospital deve mudar as estratégias para tentar diminuir os índices de ocupação de leitos, como a implantação de ações junto aos municípios da região.

Para evitar novos casos da Covid, a recomendação para a população é que as normas sanitárias sejam seguidas.

À TV TEM, o diretor do departamento de Saúde de Mirassol, Frank Hulder de Oliveira, disse que o município cumpre as determinações no Plano São Paulo e depende da colaboração da população.

“Pessoas com suspeita do coronavírus, estando entre o 3º e 7º dia, colhemos o Swab e encaminhamos Instituto Adolfo Lutz. Hoje temos 11 pessoas esperando vagas em enfermaria.”

Em nota, a Prefeitura de Bady Bassitt disse que tem adotado os procedimentos do Plano São Paulo e que agentes fiscalizam estabelecimentos comerciais para orientar sobre o funcionamento adequado. Em caso de descumprimento, a Vigilância Sanitária é acionada e multa ou autua o local.

A Prefeitura de Guapiaçu disse que intensificou o telemonitoramento de pacientes com a suspeita da doença e que realiza inspeções para verificar o cumprimento de medidas estabelecidas pelo Plano São Paulo. Também informou que vai intensificar as campanhas de conscientização em redes sociais sobre o uso correto de máscara e distanciamento social.

Em nota, a Prefeitura de José Bonifácio informou que segue o Plano São Paulo e orienta sobre as medidas de prevenção contra a doença, bem como realizou parcerias para fortalecer a conscientização dos protocolos de segurança sanitária.


Fonte: g1.globo.com

últimas