RESPOSTA

Por que escolas municipais estão sem aulas enquanto redes estadual e privada recebem alunos?

Por que escolas municipais estão sem aulas enquanto redes estadual e privada recebem alunos?

Medidas restritivas passam pelo aval do Comitê de Contingenciamento, conheça os integrantes do órgão colegiado

Medidas restritivas passam pelo aval do Comitê de Contingenciamento, conheça os integrantes do órgão colegiado

Publicada há 2 anos

Prefeito André Pessuto: “Estamos trabalhando em sintonia com o governo do estado”

João Leonel

Segundo dados apresentados pelas escolas particulares e também pela Diretoria Regional de Ensino de Fernandópolis, que responde pela rede estadual, o fluxo de alunos está abaixo dos 35% permitidos.

Outra informação que foi levada em conta diz respeito aos locais onde professores, funcionários e alunos teriam se contaminado. De acordo com o que foi apurado pelo Comitê de Contingenciamento, a maioria dos casos foi registrada fora das escolas, seguindo dados do rastreamento realizado com a identificação (mantida em sigilo pela Vigilância Sanitária) de professores, funcionários e crianças e adolescentes em idade escolar, de 0 a 16 anos – nas escolas estaduais essa faixa etária vai de 11 a 16 anos. 

O prefeito André Pessuto declarou que respeita as decisões do comitê, ressaltando novamente que alterações nas determinações podem ser oficializadas através de um novo decreto, a ser publicado a qualquer momento. 

“O protocolo de controle da evolução da epidemia no estado, que é seguido nas escolas estaduais, determina rigorosas medidas sanitárias de prevenção, além de estabelecer que, ao se confirmar dois casos de contaminação na mesma escola, ela será fechada por 15 dias. Está no Plano São Paulo e estamos trabalhando em sintonia com o governo do estado. O Comitê de Contingenciamento analisou o número de casos positivos relacionados a escolas estaduais e também particulares, e não foi observado qualquer aumento desses números ao ser comparado períodos sem aulas e com aulas presenciais, no modelo híbrido que foi adotado. Por isso, a maioria dos votos foi pela manutenção das aulas tanto na rede estadual quanto na particular, desde que continuem seguindo com rigor o protocolo de prevenção”, declarou Pessuto.

Ao ser questionado pela opção de se fechar as escolas municipais, enquanto há aulas nas redes privada e estadual, o prefeito ressaltou que a prevenção “está em primeiro lugar”. 

“A rede municipal de ensino, não só em Fernandópolis, foi a que menos vacinou professores e servidores. No estado e nas particulares o índice de vacinação é muito mais elevado. É uma questão da média de idade de todos esses profissionais. A quantidade de alunos do município é muito maior do que das outras escolas, e tem a idade do novo público alvo. São salas de Maternal, Berçário, Pré e Fundamental I. Estamos falando de uma idade em que as restrições necessárias, muitas vezes, são impossíveis de seguir. É diferente de um aluno pré-adolescente, que respeita mais as regras dentro da escola. Tomamos nossa decisão pensando na prevenção de professores, servidores e alunos”, completou.

POR UNANIMIDADE

Quanto às provas presenciais na Universidade Brasil, que seriam aplicadas a mais de mil alunos do curso de Medicina no início de junho, a votação foi unânime pelo impedimento das atividades no campus de Fernandópolis. A decisão afetou também a Fundação Educacional, já que o tema votado englobou todas as instituições de ensino superior do município.

CULTOS E MISSAS: ATIVIDADES RELIGIOSAS

Num primeiro momento, igrejas e templos dedicados a atividades religiosas não serão afetados. Projeto de Lei nº 49/2021 aprovado pela Câmara Municipal reconheceu como essenciais as atividades religiosas em Fernandópolis, desde que respeitado o fluxo de até 40% de ocupação e com aplicação rigorosa dos protocolos sanitários.

BARES, RESTAURANTES E VENDA DE BEBIDAS: CONFIRA ALGUMAS REGRAS QUE O COMÉRCIO DEVE SEGUIR

É obrigatório desinfetar totalmente os estabelecimentos após o encerramento das atividades diárias e manter a desinfecção de superfícies de contato constante durante atendimento presencial; instalar tapete sanitizante em pontos de entrada; aferir a temperatura corporal de clientes e dos funcionários antes da entrada; disponibilizar álcool gel a 70% aos consumidores e funcionários; organizar filas internas ou externas com distanciamento de 2m.

Fica proibida a comercialização de bebidas alcoólicas das 22h às 5h todos os dias da semana. Está permitido atendimento presencial de clientes e consumidores, todos os dias da semana, inclusive aos finais de semana, com 40% de ocupação os seguintes estabelecimentos: bares, restaurantes e demais estabelecimentos que comercializem alimentos de consumo imediato; salões de beleza e barbearias; academias de esportes de todas as modalidades, centros de ginásticas e estabelecimentos congêneres; “shoppings centers”, galerias e estabelecimentos congêneres; comércio e serviços em geral.

Supermercados, hipermercados, açougues e padarias poderão atender presencialmente clientes e consumidores das 6 (seis) às 21 (vinte e uma) horas até o dia 13 de junho de 2021.

As conveniências de atendimento presencial podem funcionar mediante a vedação do consumo de alimentos e bebidas no local; limitação do número de consumidores no estabelecimento para cada 4m² do espaço útil e, quando necessário, organização de filas internas e externas com distanciamento de 2m entre as pessoas; ingresso no estabelecimento de somente um membro de cada família. 

Óticas e comércio de produtos médico-hospitalares: permitido atendimento de um cliente por vez no estabelecimento, mediante agendamento, assim como oficinas de veículos automotores, borracharias, lava-jatos e assistência técnica de eletroeletrônicos, mediante agendamento.

Atividades de atendimento ao público ou de autoatendimento em agências e correspondentes bancários, cooperativas de crédito, lotéricas ou estabelecimentos congêneres, mediante responsabilidade de sinalização de ordenação e espaçamento de 3m entre as pessoas em filas. 

As feiras livres poderão funcionar com atendimento presencialmente de clientes e consumidores das 05 (cinco) às 18 (dezoito) horas.

Sob pena de multa e outras penalidades, das 22h às 5h, está proibida a circulação de pessoas e veículos pelas ruas da cidade, exceto com finalidade relativa à utilização ou à prestação dos serviços permitidos.

COMITÊ DE CONTINGENCIAMENTO

O órgão colegiado denominado “Comitê de Contingenciamento” foi instituído pelo Executivo municipal, através da Portaria nº 19841, com a competência de analisar e decidir sobre medidas a serem tomadas para dirimir e combater a Covid-19 em Fernandópolis.

Os trabalhos dos membros não serão remunerados, mas considerados como “prestação de relevantes serviços”. Para subsidiar seus trabalhos, a comissão de seleção poderá solicitar assessoramento técnico de especialista que não seja membro desse colegiado. A votação, que tem registrado algumas abstenções, ocorre de maneira direta por cada integrante, através de um grupo privado criado em aplicativo de celular.

CONFIRA QUEM SÃO OS INTEGRANTES DO COMITÊ DE CONTINGENCIAMENTO EM FERNANDÓPOLIS

Coordenador: Ivan Pedro Martins Veronesi – Secretário Municipal de Saúde.

Vice-Coordenadora: Dra. Nádia Cristiane de Mattia – Médica Reguladora.

Membros: André Giovanni Pessuto Candido – Prefeito Municipal; José Cassadante Júnior – Secretário Municipal de Gestão; Paulo Henrique de Assis Boaventura – Secretário Municipal de Comunicação; Cássio José Constâncio de Araújo – Secretário de Cultura e Turismo; Carlos Antônio de Jesus Cabral – Secretário de Educação; Verônica Martins Pinato - Secretária Municipal da Assistência Social e Cidadania; Dr. Marcio Cesar Reino Gaggini – Infectologista; Dr. Maurício Fernando Favaleça – Médico Infectologista; Dr. Artur Balduino de Resende – Médico do SAMU; Adler Roberto Britto de Jesus Silva – Enf. Resp. Técnico do SAMU; Fabiana Pietrobon Lavezo – Gerente da Vigilância Sanitária; Aline Simensato Furlan – Vigilância Sanitária; Antonilce Aparecida Pansani Soares – Gerente da UPA; Daniel de Domênicis – Gerente Adm. da Secretaria Municipal de Saúde; Viviani Carla Domingos – Gerente Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde; Rauer Ferreira Franco – Enfermeiro Resp. Técnico – UPA; Lucimara Cristina Passerine Rossato - Gerente da Educação; Silmara Adriana Teixeira – Gerente da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania; Jéssica Guimarães da Silva – Gabinete do Prefeito Municipal; Josanie Kenia Branco Rodrigues – Servidora da Secretaria Municipal de Comunicação; Dener de Oliveira Bolonha – Santa Casa de Fernandópolis; Marcus Vinicius Paço Chaer – Provedor da Santa Casa de Fernandópolis; Marco Antônio da Silva Martins – Polícia Militar; Gilson Acácio dos Santos – Corpo de Bombeiros; Thiago Boina Marin – Corpo de Bombeiros; Saulo dos Santos Marin - Presidente da Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis.

últimas