EDUCAÇÃO

Projeto Guri abre temporada de matrícula e oferece 347 para Fernandópolis e região

Projeto Guri abre temporada de matrícula e oferece 347 para Fernandópolis e região

Inscrição de interesse é online e os cursos são gratuitos

Inscrição de interesse é online e os cursos são gratuitos

Publicada há 2 anos

Para participar, não é preciso ter conhecimento prévio de música - Foto: Divulgação

Da Redação

A inscrição de interesse para novos alunos e alunas do Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – será realizada de 7 a 21 de junho de 2021, de maneira online, para os polos de ensino do interior e litoral de São Paulo.

Para participar, não é preciso ter conhecimento prévio de música, nem possuir instrumentos ou realizar testes seletivos. São 10.362 vagas para 30 cursos gratuitos de música, oferecidos no contraturno escolar, para crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos incompletos. 

Para fazer a inscrição, o responsável deve acessar o link no site do Projeto Guri e preencher o formulário a partir de qualquer plataforma (celular, tablet, computador, etc). As matrículas são realizadas por ordem de cadastro, a partir das 8h, no dia 7 de junho!

São 347 vagas disponíveis em polos da região, são eles: Altair, Bálsamo, Barretos, Cosmorama, Fernandópolis, Ibirá, Ipiguá, Mirassol, José Bonifácio, Nipoã, Nova Granada, Novo Horizonte, Onda Verde, Ouroeste, Palestina, Palmares Paulista, Paulo de Faria, Riolândia, São José do Rio Preto, Santa Adélia, Severínia, Tanabi, Ubarana, Urupês e Votuporanga.

Informações solicitadas no formulário

_ Dados do aluno ou da aluna: nome completo, data de nascimento, número do RG ou certidão de nascimento, cor da pele, sexo, e-mail, telefone e endereço; 

_ Dados do responsável: nome completo, grau de parentesco e e-mail;

_ Escolha do polo de ensino, por município;

_ Escolha do curso, conforme as opções de dias e horários disponíveis no polo;  

_ Segunda opção de curso (para quem escolheu um instrumento ou iniciação musical há também a opção do curso de coral); 

_ Indicar se o candidato ou candidata possui síndrome ou transtorno, e se está em medida socioeducativa ou medida protetiva; 

_ Renda familiar e quantidade de pessoas que moram na residência;

_ Após preenchimento, clicar em 'enviar' para que seja gerado o número de protocolo referente ao processo.  

Matrícula

O preenchimento e envio do formulário de inscrição não garante a matrícula. Essa dependerá da quantidade de vagas disponíveis no curso escolhido e a ordem de inscrição.

Caso haja a vaga, o candidato receberá da coordenação do polo, posteriormente, um e-mail de boas-vindas com o número de matrícula e senha de acesso ao Portal do Aluno. No Portal, o Guri deverá anexar os documentos solicitados e preencher o questionário social.  

Caso não haja vaga no momento, o cadastro entrará, automaticamente, na lista de espera. Lembrando que as matrículas são realizadas por ordem de inscrição. Os formulários continuarão valendo para o período e vagas remanescentes que estará em vigor entre os dias 2 e 20 de agosto de 2021. 

Os endereços dos polos estão no site www.projetoguri.org.br

Tabela com a faixa etária mínima para ingresso em cada curso:

ACORDEON: 9 ANOS

BAIXO ELÉTRICO: 10 ANOS

BANDOLIM: 8 ANOS

BATERIA: 10 ANOS

CAVACO: 8 ANOS

CLARINETE: 9 ANOS

CONTRABAIXO: 12 ANOS

CORAL INFANTIL: MÍNIMO: 6 ANOS, MÁXIMO: 8 ANOS

CORAL JUVENIL: 9 ANOS

OBOÉ: 10 ANOS

EUFONO: 10 ANOS

FLAUTA TRANSVERSAL: 9 ANOS

GUITARRA ELÉTRICA: 10 ANOS

INICIAÇÃO MUSICAL: MÍNIMO: 6 ANOS, MÁXIMO: 8 ANOS

LUTERIA: 14 ANOS

OFICINA DE MUSICALIZAÇÃO: 8 ANOS

PERCUSSÃO: 8 ANOS

SAXOFONE: 9 ANOS

TECLADO/PIANO: 8 ANOS

TECNOLOGIA MUSICAL: 8 ANOS

TROMBONE: 10 ANOS

TROMPA: 10 ANOS

TROMPETE: 10 ANOS

TUBA: 13 ANOS

VIOLA: 10 ANOS

VIOLA CAIPIRA: 8 ANOS

VIOLÃO: 8 ANOS

VIOLINO: 10 ANOS

VIOLONCELO: 10 ANOS

As faixas etárias acima indicam as idades apropriadas para o início em cada curso considerando razões de caráter pedagógico e de estrutura física, relacionadas ao desenvolvimento cognitivo, de maturidade muscular, tonicidade, coordenação motora fina etc. 

Aulas no Projeto Guri

As aulas terão início a partir do dia 9 de agosto e, independentemente do retorno presencial, alunos e alunas terão acesso às aulas e atividades por meio da plataforma de ensino a distância.

Em razão dos impactos da pandemia da COVID-19, que afetam fortemente o setor cultural e o orçamento do Estado, as aulas no Projeto Guri seguirão de modo remoto. O retorno presencial, quando houver, deverá ocorrer de maneira progressiva, atendendo à deliberação do Governo do Estado de São Paulo e a autorização prévia de cada uma das cidades. As famílias receberão as informações necessárias com antecedência, cientes de que todas as medidas de segurança estão sendo tomadas, visando a saúde e o bem-estar dos Guris, familiares, empregados, empregadas e comunidade. 


últimas