PANDEMIA

Reunião discute ampliação de testagem e estratégias para tentar controlar o avanço da Covid na região

Reunião discute ampliação de testagem e estratégias para tentar controlar o avanço da Covid na região

Secretário de Saúde do Estado, Jean Gorinchteyn, participou de encontro no Hospital de Base de Rio Preto

Secretário de Saúde do Estado, Jean Gorinchteyn, participou de encontro no Hospital de Base de Rio Preto

Publicada há 2 anos

Secretario de Saúde do Estado, Jean Gorinchteyn, participou do encontro em Rio Preto (SP) — Foto: Reprodução/TV TEMSecretario de Saúde do Estado, Jean Gorinchteyn, participou do encontro em Rio Preto - Foto: Reprodução/TV TEM

Da Redação/G1

Uma reunião realizada nesta terça-feira (8) no Hospital de Base de São José do Rio Preto discutiu estratégias para controlar o avanço da Covid-19 no noroeste paulista. O secretário de Saúde do Estado, Jean Gorinchteyn, participou do encontro.

No encontro o secretário anunciou que deve ampliar a testagem da Covid na região para monitorar os casos positivos.

“Essa testagem visa, através de teste que chamamos de antígeno, fazer o rastreio populacional para que a gente possa identificar a presença até de portadores assintomáticos e as pessoas no seu entorno. Então pra que pessoas em ambiente social, familiar, profissional, sejam testadas, caso o indivíduo venha positivo. Por outro lado, estimular as pessoas com sintomas leves, como nariz entupido, dor de garganta, porque isso pode ser um prenúncio de Covid. O teste visa a detecção precoce dos pacientes”, explica o secretário.

Ele não anunciou a data para início da testagem, mas afirmou que o programa está em fase de licitação.

O Hospital de Base e a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) também anunciaram uma campanha de conscientização da doença em meio ao funcionamento seguro do comércio.

“Para o setor produtivo é de suma importância a campanha. Hoje a Acirp representa as principais entidades de classe de Rio Preto, buscando alternativas evitar o ‘lockdown’, porque o setor produtivo não aguenta mais o abre e fecha. Um novo ‘lockdown’ seria um desastre para empresas e empregos. A união dos setores da saúde e produtivo passa o recado para população seguir os protocolos, evitar festas clandestinas para passar por esta última etapa da pandemia”, explica Kelvin Kaiser, presidente da Acirp.

Atualmente, São José do Rio Preto contabiliza 78.073 casos positivos, sendo 66.981 recuperados e 2.246 mortes.

Segundo a Secretaria da Saúde, 947 pessoas estão internadas no município com Síndrome Respiratória Aguda Grave, das quais 498 estão em leitos de enfermaria e 449 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).


Fonte: g1.globo.com

últimas