CONSCIENTIZAÇÃO

AES Brasil e Litro de Luz realizam oficinas educacionais em escolas públicas do interior de São Paulo

AES Brasil e Litro de Luz realizam oficinas educacionais em escolas públicas do interior de São Paulo

Iniciativa tem como objetivo conscientizar crianças e adolescentes e auxiliar comunidades sem acesso adequado a energia elétrica

Iniciativa tem como objetivo conscientizar crianças e adolescentes e auxiliar comunidades sem acesso adequado a energia elétrica

Publicada há 2 anos

Lucro líquido da AES Brasil sobe 23% e vai a R$ 93 mi no 1º trimestre

A ação faz parte do Programa Caminhos AES Brasil - Foto: Reprodução

Da Redação

Em busca de contribuir de forma positiva com o desenvolvimento social, econômico e ambiental nas comunidades próximas de suas operações, a AES Brasil em parceria com a ONG Litro de Luz promoveu entre os dias 9 e 11 de junho oficinas de educação, conscientização e montagem de lampiões solares para crianças e adolescentes de escolas públicas em Guaimbê e Ouroeste, municípios localizados no interior de São Paulo.

A ação faz parte do Programa Caminhos AES Brasil, iniciativa da Companhia que centraliza os projetos sociais, e visa reforçar os atributos de sustentabilidade nas comunidades onde a Companhia possui operações.

"A AES Brasil preza pelo desenvolvimento e bem-estar das regiões onde atua, por isso, busca implementar projetos que envolvam as crianças e adolescentes e ofereçam novos conhecimentos, desenvolvam habilidades e impulsionem a inovação social por meio de atividades educacionais e inclusivas. Este projeto conecta os alunos do interior de São Paulo com as comunidades no sertão da Bahia que receberão os lampiões posteriormente", comenta Andréa Santoro, coordenadora de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da AES Brasil.

Com o aval das Secretarias de Educação de Guaimbê e Ouroeste, e seguindo as orientações dos órgãos competentes de saúde sobre a prevenção ao coronavírus, as atividades foram realizadas de forma online na EMEF José de Souza Cabral, em Ouroeste, e no formato híbrido, simultaneamente presencial e online na Escola Estadual José Belmiro Rocha, em Guaimbê. Ao todo, neste primeiro momento, a iniciativa impactou mais de 70 crianças e adolescentes.

De forma instrutiva, as oficinas apresentaram temas como sustentabilidade, energias renováveis e conceitos básicos de eletricidade, além da montagem dos lampiões solares compostos com soluções sustentáveis por garrafas PET, cano de PVC, painéis solares e lâmpadas LED que serão destinados, posteriormente às comunidades que não possuem acesso adequado à rede elétrica no sertão da Bahia.

"Desde 2019, ano que firmamos nossa parceria com a AES Brasil, temos levado iluminação para as comunidades mais carentes nas regiões onde a Companhia atua. Ao todo, naquele ano, instalamos mais de 60 lampiões e 5 postes nas comunidades de Gurunga em Caetité (BA) e Tabocas em Igaporã (BA). Hoje, a fim de reforçar o bem-estar e desenvolvimento dos moradores do sertão da Bahia, levaremos mais 73 soluções de lampião solar para quem ainda não possui acesso adequado à rede elétrica", afirma Camila Hammes, coordenadora de projetos do Litro de Luz.

A oficina contou também com a participação de colaboradores da AES Brasil que fazem parte do Programa de Voluntariado Corporativo. Os voluntários puderam falar sobre a atuação da Companhia, geração de energia e sobre a planta solar existente em cada um dos municípios.

Sobre a AES Brasil

Acelerando o futuro da energia há mais de 20 anos, a AES Brasil é uma empresa geradora a partir de fontes 100% renováveis, que atua como plataforma integrada adaptável às demandas dos clientes. As soluções oferecidas pela companhia são customizadas, sempre buscando agregar valor e contribuir para a sustentabilidade do planeta. Atualmente, a AES Brasil conta com um portfólio de ativos renováveis com uma capacidade instalada total de 3,9 GW. Toda a energia gerada é proveniente de nove usinas hidráulicas; três pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), que estão localizadas no estado de São Paulo; do Complexo Eólico Alto Sertão II (BA) e dos Complexos Solares Guaimbê e Ouroeste (SP). Além disso, conta ainda com o Complexo Eólico Tucano, na Bahia, ainda em construção, o recém adquirido Complexo Eólico Ventus, situado no Rio Grande do Norte, e um pipeline de projetos, chamado Complexo Eólico Cajuína (RN), formando um novo cluster no Rio Grande do Norte.

Sobre a ONG Litro de Luz

Presente nas cinco regiões do país, o Litro de Luz Brasil leva iluminação solar a comunidades sem acesso à energia ou sem luz nas ruas por meio de postes, lampiões e soluções solares compostas por materiais simples como garrafa PET e canos PVC, além de placa solar, bateria e LED. A organização é um dos mais de 15 chapters do movimento global Liter of Light, nascido nas Filipinas em 2011 inspirado na solução criada em 2001 pelo mecânico brasileiro Alfredo Moser, a "Lâmpada de Moser": garrafa pet no telhado abastecida com água e alvejante, que por meio da refração proporcionava uma iluminação equivalente a uma lâmpada de 60 watts. No mundo, mais de 1 milhão de pessoas já foram impactadas pelo Liter of Light, trabalho reconhecido por importantes premiações como o World Habitat Awards, da ONU, e o Zayed Energy Prize, considerado o Prêmio Nobel de energia sustentável. O Litro de Luz Brasil teve início em 2014 e já impactou mais de 17 mil pessoas diretamente com o apoio constante de 200 voluntários, sempre ensinando e montando as soluções em conjunto com os moradores das comunidades mais vulneráveis do país (ribeirinhas, quilombolas, urbanas, rurais e indígenas).


Fonte: Assessoria de Imprensa AES Brasil 

últimas