SÉRIE A

Clubes querem criar liga e tirar o Campeonato Brasileiro do “bolso” da CBF

Clubes querem criar liga e tirar o Campeonato Brasileiro do “bolso” da CBF

Documento assinado por 19 das 20 equipes que disputam o Brasileirão foi entregue à CBF: intenção é organizar a competição já no ano que vem

Documento assinado por 19 das 20 equipes que disputam o Brasileirão foi entregue à CBF: intenção é organizar a competição já no ano que vem

Publicada há 2 anos

Taça do Brasileirão poderá ser disputada em competição organizada pelos próprios clubes a partir de 2022

Da Redação

Ao todo, 19 clubes da ‘Série A’ assinaram nesta terça-feira (15), no Rio de Janeiro, um documento concordando e avalizando a criação de “liga” para organizar o Campeonato Brasileiro, que hoje é um produto da Confederação Brasileira de Futebol.

Tal documento foi entregue à direção da CBF durante reunião na sede da entidade. A intenção é organizar o torneio já a partir do ano que vem.

Entre os clubes que disputam a Série A deste ano, o único que não assinou o documento foi o Sport Recife, mas não por oposição à ideia. O clube está sem presidente porque Milton Bivar renunciou nesta terça-feira e uma nova eleição ainda não foi marcada. 

As articulações começaram nas últimas semanas. Mas ganharam força desde que Rogério Caboclo foi afastado da presidência da CBF após ser denunciado por assédio sexual e moral.

O encontro de representantes dos clubes foi com o presidente interino Antonio Carlos Nunes, vice-presidentes e diretores da entidade, sendo que a criação da liga foi considerada prioritária pelos dirigentes. 

Para a criação de uma liga, segundo o artigo 24 do estatuto da CBF, é necessário ter a aprovação da Assembleia Geral Administrativa. Ou seja: para tirar o poder das federações estaduais, é preciso ter a aprovação dessas mesmas federações estaduais.

MONEY

A tentativa de criação de uma liga chega num momento financeiramente dramático para os clubes brasileiros. Segundo levantamento do blog do jornalista Rodrigo Capelo , somando os 20 clubes que disputaram a Série A em 2020, os quatro que subiram este ano para a Série A e o Cruzeiro, o endividamento total das equipes chega a R$ 10,83 bilhões. Já as receitas dos clubes somam R$ 4,67 bilhões - menos da metade.


Leia, na íntegra, o documento entregue à CBF e a matéria completa do Globo.esporte

últimas