CULTURA

Jales promove ação cultural voltada para a população da zona rural

Jales promove ação cultural voltada para a população da zona rural

O evento foi realizado na Associação dos Produtores Rurais do Córrego do Jataí

O evento foi realizado na Associação dos Produtores Rurais do Córrego do Jataí

Publicada há 2 anos

Foi apresentado o espetáculo “Chico Santo e a Vaca Estrela” - Foto: Reprodução

Da Redação

Com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva da pecuária leiteira, através do apoio aos produtores de leite nas ações do dia a dia na sua produção de leite, foi realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Juventude e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural-CMDR, a apresentação do espetáculo “Chico Santo e a Vaca Estrela”, no final da tarde do dia 17 de junho.

O evento, direcionado aos moradores da Zona Rural, foi realizado na Associação dos Produtores Rurais do Córrego do Jataí, localizada na Estrada da Uva. Contou com a presença da secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Sandra Gigante, do chefe de gabinete José Angelo Caparroz Viera, que representou o prefeito Luis Henrique Moreira, de servidores das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e de Esportes, Cultura e Juventude.

O monólogo “Chico Santo e a Vaca Estrela”, escrito e protagonizado por Manoel de Matos, da Companhia de Teatro que leva seu nome, tem a direção de Manoel Paz e apresentou os desafios cotidianos das pessoas que trabalham na produção de leite. Enquanto uma onda tecnológica contínua inunda o ambiente da produção, exigindo novas posturas dos produtores rurais com uma velocidade vertiginosa, a mudança de comportamento requerida acontece em uma dimensão diferente. Causa o sentimento de exclusão e atraso pela falta de acesso ao conhecimento, mas principalmente pelos anos de prática que consolidaram hábitos e costumes não mais aceitos.

“O apego ao que era se torna cada vez mais forte como um limiar de se sentir vivo em meio a um mundo que se transforma constantemente. O descobrir de que se é possível sobreviver à tormenta, faz do protagonista um guerreiro que passa a entender, pouco a pouco, que é possível também se transformar”, contou o autor.

Toda a trama se dá dentro do curral onde Chico Santo reina com seus pensamentos e dilemas. Acompanhado pela Vaca Estrela, vai descobrindo novas formas de sobreviver ao novo. O exercício do desapego pela perda imposta pelo inevitável escancara que a vida é cruel e, necessariamente, precisa ser vivida para chegarmos à plenitude da satisfação.

O ator Manoel de Matos é engenheiro agrônomo, especialista em Psicodrama, cantor e compositor. Estreou como dramaturgo e ator de teatro em 2016 com o Espetáculo “Somos todos José” e já percorreu 83 cidades de nove estados para mais de 10.000 pessoas.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Sandra Gigante, “o local para a realização da ação foi criteriosamente escolhido por ser uma comunidade rural com sede bem localizada e com grande espaçamento para distribuição de cadeiras e montagem do palco. Obedecemos a todos  os critérios de distanciamento social, uso obrigatório de máscara, uso de álcool 70% e a quantidade restrita de participantes, objetivando a preservação da saúde e da vida dos nossos conselheiros e convidados”.

Eleição do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural

Antes da apresentação da peça “Chico Santo e a Vaca Estrela”, representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, se reuniram com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – CMDR, para eleger e nomear os novos membros do Conselho. Foram eleitos por unanimidade, a presidente Adriana de Souza Colombo e o vice-presidente Sérgio Nishimoto.


Fonte: jales.sp.gov.br

últimas