ARTIGO

FAÇA TUDO DE PROPÓSITO

FAÇA TUDO DE PROPÓSITO

Por Pablo Dávalos

Por Pablo Dávalos

Publicada há 2 anos

Milhares de pessoas levantam cedo de suas camas para trabalhar, realizar seus afazeres domésticos, viver suas rotinas e ao final do dia, ter completado a jornada de 24 horas fazendo mais do mesmo. Acredito que uma minoria insignificante ainda se levanta com o objetivo de fazer seus sonhos se tornarem realidade. É normal, aniquilar sonhos com a desculpa da incursão da vida, da sobrecarga, do ritmo e investida para manter as rédeas do incontrolável no controle. O sonho acaba se transformando em uma ficção, uma imaginação que se perde dia após dia com o passar das folhas do calendário. Geralmente a felicidade nestes casos vem através de um vinho vagabundo em algumas horas da noite, que causam uma enorme dor de cabeça na manhã seguinte.

Pouquíssimas pessoas sabem o porque fazem o que fazem. Alguns podem até ser sinceros e responder que trabalham duro apenas por lucro ou retorno financeiro, quando isso na verdade é apenas uma consequência, um resultado. Mas são poucos os que sabem responder, olhando nos olhos o porquê fazem o que fazem, ou seja qual é o verdadeiro propósito de suas vidas. 

Recentemente, em um café conversando com uma amiga, perguntei a ela qual era o seu propósito. Perguntei o que a motivava, o porque acordar todos os dias as 05:00 am e ter uma rotina agitada. Ela me respondeu sem pensar sequer por um segundo, que o motivo era o seu filho. Fiquei em silêncio por alguns minutos e continuei tomando meu café refletindo naquilo. 

Acontece que, todos os dias quando ela vai ao trabalho, terceiriza a educação, convivência e todos os melhores momentos da infância do seu único filho à uma babá. Então, que sentido faz? Qual o sentido de ter uma rotina por um futuro incerto enquanto se pode aproveitar a única certeza do presente?

Poucas pessoas sabem porque fazem o que fazem, poucas pessoas sabem qual é o verdadeiro propósito de suas vidas, qual é a sua crença, qual é a sua causa, o porque você está em determinado lugar, o porque você é especial e qual diferença você faz entre milhares de pessoas no mundo. Quando não sabemos responder o porquê fazemos o que fazemos, alguém responde por nós. Quando isso ocorre, abrimos mão de tomar as decisões de nossas vidas e deixamos de ter pessoas que acreditam em nós apenas pelo fato de cometermos a falha, o erro e a insensatez de perder a nossa autoconfiança, de perdermos o brilho de defender aquilo em que acreditamos. É frustrante para a nossa vida e muito oportuno para pessoas que querem o nosso fracasso, o fato de não sabermos a nossa razão de existir e desconhecer tudo aquilo que somos capazes de fazer para mudar o mundo. 

A vida é aquilo que você faz, e o que você faz simplesmente prova tudo aquilo em que você acredita. Como consequência, as pessoas que te rodeiam, se os teus pensamentos forem genuínos e benignos, vão acreditar em você e tornar o teu propósito um pensamento comum e perpetuo para todos aqueles que procuram algo maior.

Descubra qual é o seu propósito, esse é o primeiro passo para o seu sucesso interior. Nada é mais importante que seu objetivo pessoal, você vai errar, cair, se levantar, sofrer, mas cada vez que fizer tudo isto com um único propósito, perceberá que aquilo que fica é essencial para sua felicidade.


Pablo Dávalos

Engenheiro de Produção

MBA executivo em Gestão Industrial pela FGV (em andamento)

Green Belt e Black Belt na metodologia Six Sigma

Gerente Administrativo e Consultor em PCP Planejamento e Controle de Produção

últimas