SAÚDE

Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação

Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação

O leite materno é repleto de anticorpos, fundamentais para a saúde e a resistência do bebê

O leite materno é repleto de anticorpos, fundamentais para a saúde e a resistência do bebê

Publicada há 2 anos

SECOM - Prefeitura de Fernandópolis

Durante o “Agosto Dourado”, que incentiva e orienta sobre a importância da amamentação, os profissionais de saúde e toda a rede de apoio da Secretaria Municipal de Saúde ampliam os trabalhos e o foco de divulgação sobre a importância de uma atuação familiar em favor do aleitamento materno e da garantia da segurança alimentar, da saúde e do bem-estar de recém-nascidos e crianças.

Seguindo a Organização Mundial da Saúde, a equipe municipal de Saúde orienta as mamães sobre os benefícios da amamentação de forma exclusiva durante os seis primeiros meses de vida da criança, sem a necessidade de qualquer tipo de complemento, como como água, chá ou outros alimentos. As mulheres também são alertadas sobre a importância da manutenção do leite materno com complemento por dois anos ou mais.

OS BENEFICÍOS DO LEITE MATERNO  

Muitas doenças crônicas, alergias ou alterações orgânicas podem ser evitadas ou terem os riscos reduzidos graças ao aleitamento materno, sendo assim o alimento é um grande benefício não só no presente, mas por toda a vida. 

Com a amamentação materna a criança tem menos alergias, infecções, diarreias, doenças respiratórias e otites, além de menos chances de desenvolver obesidade e diabetes tipo 2. Também alcançam melhor desempenho em testes de inteligência e se transformam em adultos mais saudáveis e produtivos.

A amamentação também tem aspectos psicológicos importantes para fortalecer o vínculo mãe e bebê. 

últimas