SAÚDE

Santa Casa Fernandópolis inaugura playground para crianças da Unidade Pediátrica

Santa Casa Fernandópolis inaugura playground para crianças da Unidade Pediátrica

O objetivo foi criar e desenvolver ações educativas em relação à prevenção de doenças na infância

O objetivo foi criar e desenvolver ações educativas em relação à prevenção de doenças na infância

Publicada há 2 anos

Devido ao atual cenário da pandemia da Covid-19, a cerimônia de inauguração foi transmitida pela página da Santa Casa no Facebook - Foto: Reprodução

Da Redação

A Santa Casa Fernandópolis celebrou no dia da infância, 24 de agosto, a inauguração das obras de implantação de playground na Unidade III “Dr. José Milton Martins”, de atendimento pediátrico. O espaço entregue foi possível graças a celebração de um termo aditivo ao termo de fomento entre o Hospital e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Fernandópolis (CMDCA).

Além da reforma da unidade, o termo contou ainda a implementação de um projeto de cuidados às crianças internadas, possibilitando o acesso à cultura, à arte, ao lazer e ao brincar, aproveitando a estrutura hospitalar e criando um espaço que permita o acolhimento humanizado, minimizando alguns aspectos emocionais da própria condição de hospitalização.

Devido ao atual cenário da pandemia da Covid-19, a cerimônia de inauguração foi transmitida pela página da Santa Casa no Facebook, contando com a participação do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Daniel Domênecis; do presidente do CMDCA, Renato Márcio; do secretário Municipal de Saúde, Ivan Veronesi; do prefeito de Fernandópolis, André Pessuto, e do administrador judicial, Marcus Chaer.

“Em nome da Santa Casa eu gostaria de agradecer ao CMDCA e a nossa Prefeitura Municipal, através de uma parceria, por terem proporcionado a construção desse playground maravilhoso para as crianças de nosso município e região. Nossas crianças pelo SUS, convênios e particulares serão atendidas aqui em nossa pediatria, totalmente reformada, e, agora, terão esse espaço lúdico para auxiliar na recuperação. Nosso muito obrigado a todos os envolvidos, espero que possamos fazer novas parcerias de maneira séria e que possam beneficiar nossa população principalmente nossas crianças”, agradeceu Chaer.

“O espaço do playground ficou fantástico, uma conquista através do CMDCA que é o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. Esse espaço irá favorecer as crianças atendidas na Santa Casa, não só de Fernandópolis, mais de toda região. Então nesse momento quero agradecer o provedor da Santa Casa, Marcus Chaer e em seu nome agradecer todos os colaboradores e ao CMDCA que está dando esse brilho a mais para a nossa Santa Casa”, afirmou o prefeito, André Pessuto.

Além do fomento do CMDCA, o projeto também teve o apoio de voluntários e instituições que auxiliaram em sua complementação, tal como o Escritório Ladrilhar Arquitetura, representado por Adriana Vanni e Larine Cantarella Nogueira, 3B ranch, Secol Home Center, Sgotti Materiais para Construção, Thabatta Alana, Villagge Viver Bem e estúdio Jhonny Ramos Tatto. No desenvolvimento das ações, houve também a participação de diversos colaboradores da Santa Casa, que atuaram como voluntários e também realizaram doações pessoais.

PROJETO

A proposta do projeto foi possibilitar às crianças internadas na unidade pediátrica, o acesso à cultura, à arte, ao lazer e ao brincar durante o período de hospitalização. O objetivo foi criar e desenvolver ações educativas em relação à prevenção de doenças na infância, estimular habilidades sensoriais, cognitivas e motoras promovendo a socialização dentro do ambiente hospitalar e a diminuição de aspectos emocionais como ansiedade, isolamento e retraimento emocional, que são oriundos do processo de internação, proporcionando conforto e bem-estar às crianças e pais/responsáveis durante o período de permanência no Hospital.

Com uma equipe multiprofissional composta por Terapeuta Ocupacional, Psicologia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Fisioterapia e Nutricionista, as ações já desenvolvidas na brinquedoteca interna, integra atividades como saúde, higiene bucal, inclusão social e bem estar infantil. Complementando sempre o trabalho de humanização no que se refere ao atendimento às crianças.


Fonte: www.santacasafernandopolis.com.br

últimas