PANDEMIA

Saúde municipal faz busca ativa por faltosos da 2ª dose da vacina contra a Covid

Saúde municipal faz busca ativa por faltosos da 2ª dose da vacina contra a Covid

2.916 não tomaram a segunda dose; público de 50 a 59 anos lidera lista de abstenção

2.916 não tomaram a segunda dose; público de 50 a 59 anos lidera lista de abstenção

Publicada há 2 anos

SECOM - Prefeitura de Fernandópolis

A Secretaria Municipal de Saúde trabalha com a busca ativa dos moradores de Fernandópolis que estão com a 2ª dose da vacina contra Covid-19 em atraso. No município, 2.916 pessoas estão aptas a tomarem a 2ª dose, mas até o momento não procuraram suas unidades de saúde. Desse total, o maior número de abstenção é de pessoas com 50 a 59 anos de idade.

A equipe da Vigilância Epidemiológica do município gera um relatório semanal dos faltosos e encaminha para as Unidades Básicas de Saúde que realizam a busca ativa desses pacientes, por meio de ligações e visitas domiciliares, em casos necessários.

Durante o serviço de busca ativa, os agentes confirmam se o paciente está ciente de que já pode tomar a 2ª dose, os motivos por não terem procurado a UBS e orientam sobre a importância de ficar em dia com a vacina.

“A pessoa que só recebeu uma dose acaba não contribuindo de maneira correta para o controle da circulação do vírus e também não completa o esquema vacinal, estando sujeita a infecções em comparação às pessoas que receberam as duas doses. É preciso ter em mente que a segunda dose aumenta a proteção contra a Covid-19”, explica o secretário de Saúde, Ivan Veronesi.

Todas as pessoas que estão com o esquema em atraso poderão receber a segunda dose da Pfizer.

últimas