CRIADORES

Chegada de animais que participarão da EXPO Rio Preto movimenta Recinto

Chegada de animais que participarão da EXPO Rio Preto movimenta Recinto

Mais de 330 animais já desembarcaram para as provas e julgamentos

Mais de 330 animais já desembarcaram para as provas e julgamentos

Publicada há 2 anos

Da Redação

Animais que participarão das provas e julgamentos da edição especial que se tornou a 58ª EXPO Rio Preto 2020-2021, já estão chegando ao Recinto de Exposições ‘Alberto Bertelli Lucatto’, em Rio Preto.

São bovinos das raças Nelore, Girolando, Gir Leiteiro e Tabapuã. Dos cerca de mil animais que marcarão presença na programação da EXPO Rio Preto, mais de 330 já chegaram à cidade.

A grande novidade desta edição é a parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a maior representante das raças zebuínas. Os julgamentos serão transmitidos em tempo real pela Brasil Rural TV, Canal ABCZ e site da Prefeitura que organiza o evento por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.

Ao todo, nove raças de gado de corte e leiteiro vão participar da EXPO Rio Preto: Nelore Padrão, Nelore Mocho, Tabapuã, Guzerá, Indubrasil, Simental, Simental Leiteiro, Gir Leiteiro e Girolando. Além disso, as raças de equinos Mangalarga Marchador e Mangalarga Paulista também marcam presença. 

CONCURSO LEITEIRO

No último domingo (26), foram iniciadas as ordenhas que marcam o concurso da raça Gir Leiteiro, que chega à sua nona edição em 2021. Organizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL), o torneio tem dez ordenhas, realizadas às 6h, 14h e 22h.

Três ordenhas oficiais já foram realizadas. Entre as fêmeas jovens (até 36 meses), quem lidera a disputa é a Jamaica FIV do Rio Negro, de Roberta Bertim Barros, com uma média de 10.236 quilos de leite; seguida de Fanfarra FIV Cabo Verde (8.156), de Deraldo Borges Carvalho Filho; e Menina FIV Wadi (7.783), de Winston Frederico Drumond.

Entre as vacas jovens (de 36 a 48 meses), quem lidera até agora é Açucena FIV 2B, de Eurípedes José da Silva, com uma média de 9.943 quilos de leite; seguida de RBB Florença (9.766), de Roberta Bertin Barros; e Úrsula FIV Silvania (9.523), de Deraldo Borges Carvalho Filho. Entre as vacas adultas (acima de 48 meses), a liderança é de Ostraline FIV do Basa, de Antonio Augusto Carvalho da Costa, com 13.486 quilos de leite, seguida de Endyra F.; Recreio (11.626), de Eliane Cunha dos Santos Daher; e Caçapava FIV A. Galileia (11.060), de Breno Bolognesi Remedio. 

EXPECTATIVA EM ALTA

Consolidada no circuito agroempresarial, a exposição volta a ser realizada em 2021 num cenário de controle na circulação do vírus, avanço da campanha de vacinação e flexibilização das atividades econômicas.

Em 2020, a EXPO foi cancelada devido à pandemia de Covid-19. Mesmo com todos os protocolos de segurança contra o coronavírus, a 58ª edição será exclusiva para julgamentos de raças, campeonato leiteiro e outras competições do setor. Em cumprimento às medidas sanitárias, não haverá presença de público, sendo fechada para criadores. 

Serviço

58ª EXPO Rio Preto 2020-2021 – Edição Especial Julgamentos

29 de setembro a 3 de outubro – 8h às 18h

No Recinto de Exposições ‘Alberto Bertelli Lucatto’

Exclusiva para criadores

Mais informações: www.riopreto.sp.gov.br/expo

Fonte: Prefeitura de Rio Preto

Abertura oficial do evento acontece nesta quarta, dia 29 (Foto: Prefeitura de Rio Preto-Marcos Morelli/SMCS)

últimas