POLÍTICA

Fernandópolis: positividade em alta com C&A no Shopping e FEF com novos cursos

Fernandópolis: positividade em alta com C&A no Shopping e FEF com novos cursos

Veja também: Escola militar sim! Banheiro unissex não!

Veja também: Escola militar sim! Banheiro unissex não!

Publicada há 2 anos

Fernandópolis: positividade em alta com C&A no Shopping e FEF com novos cursos

Duas importantíssimas conquistas (uma novíssima e outra 'consolidada') para o município ecoaram em Fernandópolis nessa semana, elevando a autoestima dos cidadãos e fazendo renascer na classe empresarial a esperança de melhores dias brevemente.

Uma injetará novos (e necessários) ares naquele que já foi o principal empreendimento comercial da microrregião - o Shopping Center - com a abertura de uma filial da rede atacadista C&A, no local outrora ocupado pela Universidade Brasil e pela loja de vestuário Brazilino Magri. A previsão é de uma loja com 1.700m² de área e, o melhor, com geração de até 100 novos postos de trabalho.

O CEO da C&A Paulo Correa durante painel no LATAM Retail Show

As obras de adaptação predial devem ter início 'imediato' e a intenção inicial dos empreendedores é de que a loja esteja de portas abertas no aniversário do município, a ser celebrado no próximo dia 22 de maio.

Com esperança de atrair consumidores da região e gerar rendas, a varejista está presente em 24 países, sendo que no Brasil são mais de 280 lojas em 125 cidades e mais de 15 mil profissionais empregados e sua chegada foi efusivamente celebrada pelo prefeito André Pessuto (arte acima).

A segunda, a da conquista dos cursos de Direito e Publicidade e Propaganda na FEF, embora consolidados em agosto passado, quando avaliadores, presencialmente, aquiesceram com a demanda da Fundação, tornou à tona com a ação do presidente Ocimar Castro (arte acima), desencadeada ontem, 19, enaltecendo a participação do deputado federal Fausto Pinato no processo de liberação dos cursos junto ao Ministério de Educação e Cultura (MEC).

fausto-pinato – Agência FPA

Deputado Pinato durante audiência no Congresso. Foto: Divulgação/Assessoria

Segundo Ocimar as duas autorizações foram publicadas (e portanto oficializadas) na tarde desta sexta-feira, 19, após a divulgação no Diário Oficial da União e foi a primeira vez na história da instituição que dois cursos foram autorizados no prazo de três meses.

O curso de Publicidade e Propaganda é inédito em Fernandópolis, enquanto que o de Direito já existe na Universidade Brasil e estarão disponíveis no próximo ano.

Lembrando que na próxima terça-feira, 23, o município, após vencer a etapa estadual, concorre na final nacional ao prêmio Cidades Excelentes promovido pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Escola militar sim! Banheiro unissex não!

Santos durante sessão no Palácio 22 de Maio. Foto: Reprodução/C.M. de Fernandópolis

E o vereador Cabo Santos (Solidariedade) segue, a passos largos, a trilha bolsonarista. 

Após indicar a implantação de uma escola cívico-militar em Fernandópolis, numa eventual parceria do Ministério da Educação e o Ministério da Defesa, agora propôs um Projeto de Lei que proíbe a instalação de banheiros unissex (de uso coletivo e que não é destinado a um público específico, sendo caracterizado seu uso por qualquer indivíduo, independente de seu sexo biológico e identidade de gênero) no município. 

Santos segue medida simetricamente idêntica apresentada pelo polêmico vereador Anderson Branco em Rio Preto, sendo que a ação de ambos vem após a polêmica instaurada em Bauru-SP, onde uma unidade do McDonald´s disponibilizou um sanitário comum.

A restrição, se aprovada, além de atingir as repartições públicas, também abrange empresas e comércios em geral.

Cabo afirmou que “vergonhosamente vem crescendo o desrespeito as nossas famílias, nossas crianças sendo politizadas e tratadas como animais. Não aceitaremos ideologia de gênero em nossa cidade”.

Por outro lado, tais banheiros são defendidos, em nome da inclusão, por diversas entidades de direitos humanos, em especial as correlacionadas ao movimento Lgbtqia+, que lembram que sua utilização é facultativa e por somente um usuário(a) por vez.

Há! Em Rio Preto está confirmada a abertura de um colégio militar (que difere de escola cívico-militar) em 2022, ofertando 500 vagas (100 com bolsas de estudos) e mensalidades pagas, cujo valores não foram divulgados. Profissionais da Segurança Pública terão 20% de descontos. O colégio será gerido pelo ‘Defenda PM’, uma associação de oficiais da Polícia Militar, que pretende franquear o know how para outros municípios. Onerosamente, é claro!

Poupatempos em Santa Fé, Tanabi e outros

O vice-governador e pré-candidato Rodrigo Garcia (PSDB) anunciou ontem, 19, em Rio Preto, a liberação de recursos para a instalação de novas unidades do Poupatempo em Tanabi, Santa Fé do Sul, Monte Aprazível, Nova Granada e Guapiaçu. Ele também inaugurou a Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em Rio Preto, além de outras pautas populares.

Dupla cassada na região

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) cassou na terça, 16, o prefeito e o vice de Ubarana, Gomidez Neto (DEM) e Marco Vitali (SD), respectivamente. Eles foram acusados de captação ilícita de sufrágio mediante distribuição de dinheiro e camisetas a eleitores. A dupla já havia sido condenada em primeira instância e cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Mais um Estado no Brasil: Tapajós!

Tramita no Senado Federal um projeto que resulta na criação do Estado de Tapajós. Ele está em pauta na Comissão de Constituição e Justiça onde já recebeu parecer favorável, de onde seguirá à Plenário. Se aprovado, deve haver um plebiscito para a instalação. Tapajós seria o 28º Estado do país, resultante da divisão do Pará.

Agrobusiness: Após China, veto dos EUA

Depois do veto chinês às carnes bovinas brasileiras, agora os EUA podem adotar medida similar. A federação de produtores norte-americanos alega a ‘falta de compromisso sanitário’ para barrar a carne nacional, cujas exportações para lá subiram 49% em setembro, no comparativo com o mesmo mês de 2020. O embarque para a China correspondia a 60% do total. Por outro lado, o Ministério da Agricultura afirmou que a Rússia importará, com tarifa zero, 300 mil toneladas de carne nos próximos seis meses.

Skaf ‘pula’ Fernandópolis

O empresário Paulo Skaf (MDB), ex-presidente da poderosa FIESP, desembarcou na região ontem, 19, visitando as sedes do Sesi e Senai em Rio Preto e em Votuporanga, respectivamente. Cotado para concorrer a diversos cargos eletivos no próximo ano, que vão desde senador a vice-governador, ele ‘pulou’ Fernandópolis, onde há uma unidade do Sesi.

Alckmin vice de Lula se...

Aparentemente as negociações para que o ex-governador paulista alie-se ao ex-presidente petista avançaram. O PSB, partido para o qual Alckmin deve migrar, condicionou a união ao apoio do PT aos candidatos peesebistas aos governos estaduais de  São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Acre e Rio de Janeiro. A aliança é considerada possível mas improvável, tendo como principal obstáculo São Paulo, onde o PSB quer emplacar Márcio França e o PT Fernando Haddad.

Do governador paulista, em entrevista à Isto É, sobre o pleito do próximo ano, antes de concorrer com o gaúcho Eduardo Leite e com o amazonense Artur Virgílio nas prévias do PSDB para a escolha do candidato à presidência. O resultado da prévia tucana deve sair na noite deste domingo, 21.

últimas