ARTIGO

TUDO POSSO

TUDO POSSO

Por Odair Martins

Por Odair Martins

Publicada há 2 anos

Alguém pode dizer : “Eu posso fazer tudo o que quero.”

Pode, sim , mas nem tudo é bom para você. É um quadro deprimente e doloroso ver seres humanos completamente dominados pelas forças do mal. Pessoas que estavam na luz sendo contaminadas pelo pela falta de amor ao próximo como se tudo o que possui aqui, seria levado para o seu tumulo: “eu nunca vi um carro forte acompanhando um carro fúnebre!”

Em muitas áreas da nossa vida podemos agir como pacificadores. Podemos ser pacificadores em nosso lar, juntamente com o contínuo choque de personalidade. Dentro de um lar deve haver também uma força integradora, e o Deus vivo é essa força, Ele pode dar amor onde tiver ódio ou indiferença. Podemos demonstrar para os nossos semelhantes o mesmo o tipo de amor que Deus reserva para nós.

Nero usa deste “tudo posso”, cobrindo os mártires cristãos com peles de animais, para serem despedaçados pelos cães e assim pereciam, ou eram cravados em cruzes, ou condenados as chamas para morrerem na fogueira, para servirem como iluminação a noite. E quando o dia se acabava, Nero oferecia os jardins de seu palácio para o espetáculo. 

Como Nero muitos querem se manter no poder, grupos que articulam na calada da noite mas comunidade, no governo mas instituições, com algumas características autoritárias e pretensões de poder até hegemônica, como sua finalidade é se manter no poder conquistado. 

“... através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus.” (Atos 14:22).

Tudo nós podemos quando estamos servindo ao Deus, que pode usar o fogo para se revelar aos homens. 

Desde Abraão, o sinal do fogo resplende na história da relação com o povo. Deus guiava o povo no deserto através do fogo, fogo este que exprimia a santidade de Deus. No monte Horeb, Moisés descobre a presença de Deus através da sarça ardente, mas era preciso que Moisés se purificasse antes de dialogar com o Senhor. 

Paulo, um homem de fé sincera e poderosa, foi negado algo bom e desejável que pediu ao Senhor uma cura. Ele de fato viu como nem sempre Deus faz o que pedimos, mesmo quando é algo bom e para os outros. 

Em 2 Coríntios 12:8-9, vimos que, apesar de toda sua fé e amor ao Senhor, Paulo não recebeu o que queria.

Tudo posso naquele que me fortalece? Sim, se realmente for da vontade de Deus. Porém, muitos de nós só ouvimos a parte da frase que diz ‘tudo posso’. 

A sociedade, com seus ideais modernos e conceitos de progresso e realização, vende toneladas de livros e seminários diários em sessões lotadas sobre ‘como’ tudo podemos. Mas, o foco de Paulo não é tanto nas realizações e habilidades, é mais sobre Cristo que lhe dá a força para ser fiel à vontade dEle. 

É aquele que fortalece que merece o crédito e a glória. Não é que Paulo não se importa com progresso, como ele embora define o desenvolvimento de um caráter de servo e fé, não necessariamente proeza mental ou administrativa, mas que Cristo é quem dá a graça para tanto ‘progresso’ (1 Cor 15:10).” 

Haverá ocasiões em que vamos querer fazer coisas boas, até coisas para Deus, mas não conseguiremos, porque não será a vontade de Deus naquele momento, ou naquela situação, naquele lugar, ou com aquela pessoa. 

Tudo posso naquele que me fortalece? Sim, quando, como, aonde e com quem Deus quer. 

Temos um Cristo que pode suprir todas as forças que precisamos, seja qual for a situação, “Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Filipenses 4.13).  


Odair Martins

últimas