CARNAVAL

Liga Rio-pretense de Escolas de Samba pede o cancelamento de show do Gusttavo Lima

Liga Rio-pretense de Escolas de Samba pede o cancelamento de show do Gusttavo Lima

Caso o show seja mantido, eles pedem a suspensão do cancelamento do carnaval

Caso o show seja mantido, eles pedem a suspensão do cancelamento do carnaval

Publicada há 2 anos

Desfile de rua de escola de samba de Rio Preto — Foto: Divulgação Prefeitura / Ricardo Boni

Desfile de rua de escola de samba de Rio Preto - Foto: Divulgação Prefeitura / Ricardo Boni

Da Redação

Na tarde desta quarta-feira, 24, a Liga-Rio-pretense das Escolas de Samba juntamente das escolas Unidos da Boa Vista e Imperatriz Rio-pretense, emitiram um manifesto questionando o fato de shows estarem autorizados e contra a decisão do prefeito Edinho Araújo (MDB) de adiar o Carnaval no ano de 2022 no município. 

A Liga informou que diversas escolas de samba vêm trabalhando o longo de todo o ano na preparação do desfile, e a decisão pelo adiamento do carnaval foi tomada de forma unilateral, e sem ouvir os representaras das escolas.

O grupo pede ainda o cancelamento do show "Buteco do Gusttavo Lima", marcado para este sábado, 27, no Recinto de Exposições de Rio Preto. Caso o show não seja cancelado, o grupo solicita que a decisão de cancelamento do Carnaval de 2022 seja "provisoriamente suspensa".

Segundo os representantes das escolas, o poder público permite aglomerações em bares, boates e shopping centers, e reforçam que o carnaval de rua é uma "expressão cultural popular, de acesso gratuito aos cidadãos".

De acordo com a prefeitura de Rio Preto, a decisão pelo cancelamento do carnaval não foi tomada de forma isolada, e que por cautela, pelo menos 70 outras cidades do interior paulista também já confirmaram o cancelamento das festividades.

Confira o manifesto emitido pelas escolas de samba:

Manifesto da Liga Rio-pretense das Escolas de Samba e das Escolas de Samba de São José do Rio Preto

Considerando que o prefeito Edinho Araújo, em nome da saúde publica e da proteção das pessoas com referência à Covid-19, tomou a decisão, em 24 de novembro de 2021, de forma unilateral, sem ouvir os representantes das escolas de samba,

Considerando que já existem aglomerações em bares, boates e shopping centers permitidas pelo Poder Executivo,

Considerando que o Carnaval de Rua é uma expressão cultural popular, de acesso gratuito aos cidadãos rio-pretenses;

Considerando que as Escolas de Samba e seus integrantes vêm trabalhando o longo do ano com vistas ao desfile;

Considerando que o Poder Executivo sediará em espaço público (Recinto de Exposições) o show do cantor Gusttavo Lima, com pagamento de ingresso e que deve aglomerar milhares de pessoas, no próximo dia 27 de novembro,

Considerando os motivos alegados pelo Poder Executivo para o cancelamento do Carnaval de 2022, solicitamos:

a) O cancelamento imediato do show de Gustavo Lima, que certamente aglomerará em torno de 60 mil pessoas (levando-se em conta que o índice de propagação é de 1,06 por pessoas, o que daria uma possibilidade de contaminação de cerca de 96 mil pessoas, segundo dados do Imperial College, de Londres, publicado no dia 24 de novembro pelo G-1).

b) Em não cancelando o show de Gusttavo Lima, solicitamos que a decisão de cancelamento do Carnaval de 2022, seja provisoriamente suspensa e que seja formada uma comissão com representantes do Poder Executivo, do Poder Legislativo, do Contur, da Ligas das Escolas de Samba e das Escolas de Samba para que seja encontrada uma solução que atenda a todas as necessidades.

Fica claro que a decisão do governo em manter o show de Gusttavo Lima, para um grupo de privilegiados que tem condições de pagar os ingressos e o cancelamento do Carnaval, que é um espetáculo popular e gratuito, sem ao menos discutir e avaliar possíveis regras, é uma falta de consideração para com os membros das Escolas de Samba e para com a população mais pobre da cidade que não tem como arcar com despesas para ingresso em clubes e shows particulares.  

Pelo deferimento de uma das alíneas acima, agradecemos a atenção.

Representantes:

Liga Rio-pretense das Escolas de Samba

Unidos da Boa Vista

Imperatriz Rio-pretense

São José do Rio Preto, 24 de novembro de 2021

últimas