OPERAÇÃO ABATE

Ocorrências são registradas pela Polícia Ambiental durante operação em Votuporanga

Ocorrências são registradas pela Polícia Ambiental durante operação em Votuporanga

Prisão e apreensões aconteceram durante o desencadear da "Operação Abate"

Prisão e apreensões aconteceram durante o desencadear da "Operação Abate"

Publicada há 2 anos

Munições irregulares apreendidas - Foto: Divulgação/Polícia Ambiental

Da Redação

Durante o desencadear da "Operação Abate" pela Polícia Ambiental, foi realizado o cumprimento a Mandados de Busca e Apreensão expedidos pela Justiça Estadual da Comarca de Votuporanga, do qual foram registradas ocorrências ambientais em dois locais diferentes no município.

A primeira ocorrência foi durante vistoria de um estabelecimento comercial, onde foi realizada minuciosa vistoria pelas dependências do local, sendo encontradas algumas armas de fogo, todas regulares (CR, Guia de Tráfego e CRAF) em nome dos envolvidos.

Entretanto, foram localizados também acessórios e munições irregulares, sendo eles: 02 silenciadores; 01 cano de revólver calibre 38 ; 01 calibrador para cartucho calibre 36; 405 espoletas; 273 munições/cartuchos de diversos calibres 38, 32, 380, 7.62, 44, 40, 308, 7, 25 e 20.

Diante das constatações foi dado voz de prisão ao averiguado, bem como os materiais apreendidos à Central de Flagrantes do município, onde a autoridade de plantão ratificou a voz de prisão, por posse irregular de munições/acessórios de uso restrito, sendo encaminhado ao CDP de Paulo de Faria-SP, onde permaneceu à disposição da justiça. 

A segunda ocorrência aconteceu em uma propriedade rural, onde foi encontrado em um freezer com 30,82 kg de pescado nativo, infringindo ao artigo 35 da Res. SIMA nº 005/2021 “Por deixar de apresentar declaração de estoque”. 

Foi realizada a apreensão do pescado e por estes ainda reunirem condições sanitárias de consumo, foram doados ao Associação Beneficente Irmão Mariano Dias do município de Votuporanga. 

Ainda no mesmo local foram localizados oito Jabotis-pirangas em cativeiro, em um quintal cercado, infringindo o artigo 25, § 3º da Res. SIMA nº 005/2021 “Por ter em cativeiro espécimes da fauna silvestre sem autorização do Órgão Ambiental Competente”. Foi realizada a devida apreensão de todos os Jabotis e após avaliação de um veterinário habilitado, estes foram aptos para soltura nas proximidades do córrego do Barreiro no município de Votuporanga.

O pescado apreendido foi doado ao Associação Beneficente Irmão Mariano Dias - Foto: Divulgação/Polícia Ambiental

Jabutis foram soltos nas proximidades do córrego do Barreiro no município de Votuporanga - Foto: Divulgação/Polícia Ambiental

últimas