PREMIAÇÃO

Programa Município VerdeAzul premia iniciativas sustentáveis nas cidades paulistas

Programa Município VerdeAzul premia iniciativas sustentáveis nas cidades paulistas

Evento em São José do Rio Preto entregou 53 troféus a equipes, interlocutores e ambientalistas que se destacaram em 2021

Evento em São José do Rio Preto entregou 53 troféus a equipes, interlocutores e ambientalistas que se destacaram em 2021

Publicada há 2 anos

WhatsApp Image 2021-12-16 at 16.33.27

Da Redação

O Programa Município VerdeAzul (PMVA), coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), premiou, nesta quinta-feira (16), equipes, interlocutores e ambientalistas que se destacaram em 2021 pelos trabalhos a frente das cidades paulistas na implementação de políticas públicas e ações sustentáveis.

O evento, realizado em São José do Rio Preto e transmitido pela internet, destinou 53 troféus nas categorias: Interlocutor Articulado (28); Equipe Articulador (14); e Ambientalista Regional (11).

A escolha dos premiados foi feita pelos próprios interlocutores e suplentes do Programa, entre 25 e 27 de agosto de 2021, e os dados contabilizados pela equipe Município VerdeAzul, da SIMA. A indicação e a votação aconteceram com base nas trocas de experiências por meio de reuniões on-line e presenciais e capacitações.

"Entendemos que a política pública pode ser feita nos gabinetes, por meio de reuniões seja em São Paulo ou em Brasília, mas a aplicação dela só é possível em um lugar: nos municípios, de modo a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Então, esse projeto municipalista é fundamental, uma vez que atualmente o meio ambiente é pauta obrigatória. Já não há como se pensar em qualidade de vida sem falar em meio ambiente", destacou o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente Marcos Penido.

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado, o Programa Município VerdeAzul tem o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão sustentável com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

"O principal papel do PMVA é o de induzir políticas públicas municipais, além de aproximar a prefeitura do corpo técnico da SIMA, contribuindo para a implementação de ações em diversas áreas: ar, água, solo, biodiversidade, arborização urbana e saneamento, representadas em 10 diretivas, destacou o coordenador do Programa, José Walter Figueiredo Silva.

Também em discurso, o prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo, destacou a importância do trabalho conjunto. "Aqui em 'Rio Preto' nosso lema, como foi durante toda a nossa vida pública, é que ninguém faz nada sozinho; somos resultado de uma equipe. Por isso, a premiação às equipes e aos ambientalistas realmente é uma providência, uma ação que contempla o universo daqueles que defendem o meio ambiente".

Um dos premiados como Interlocutor Articulado, o biólogo, assessor da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de São José do Rio Preto, Alexandre do Carmo, comentou sobre a escolha. "É muito gratificante ser reconhecido por seus méritos, pelo trabalho que faz, principalmente quando esse reconhecimento vem por meio da votação de outros colegas da área. Estou muito feliz com esta premiação e agradeço também à nossa equipe, a todos os que se empenham o ano todo ao Município VerdeAzul".

A entrega dos prêmios também foi transmitida pelo Youtube da Secretaria, com apoio da Prefeitura local.

Ranking e 'Prêmio Governador André Franco Montoro'

A premiação do PMVA passou por reformulação e a partir desse ciclo será bianual, dividida em duas fases: uma no fim do ano – que premiará os técnicos – e outra no 1º semestre do ano subsequente (abril/2022), quando ocorrerá a tradicional divulgação do Ranking Ambiental Paulista 2021 e o Prêmio Governador André Franco Montoro, que concede honraria ao município melhor colocado em cada Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI).

Para o coordenador do PMVA, a reestruturação (conforme Resolução SIMA nº 81/2021) foi feita com o intuito de funcionar como uma prévia do Ranking Ambiental. "Esse método que adotamos funciona como uma prévia para abril do próximo ano", disse Silva.

Para consultar a relação completa dos 53 premiados nas categorias Equipe Articulada, Interlocutor/Suplente Articulado e Ambientalista Regional clique aqui: PMVA Vencedores 2021.

WhatsApp Image 2021-12-16 at 16.33.28

últimas