POLÍTICA

Pinato fora do PP e dentro do MDB? Do PSB? Ou de outro?

Pinato fora do PP e dentro do MDB? Do PSB? Ou de outro?

Mudança mexe com epicentro político regional

Mudança mexe com epicentro político regional

Publicada há 2 anos

Parem as prensas (gráficas)! Diriam os ‘mais antigos’ frente às novas informações (e relevantes consequências) que se anunciam.

Pois o federal fernandopolense está de malas prontas para deixar o Progressistas (o antigo PP), possibilidade aqui relatada em outubro passado, e que deflui da incompatibilidade absoluta de junção, sob o mesmo teto, o diretório paulista do PP, do filho do presidente Bolsonaro – o 02 Eduardo – e o advogado Fausto.

Nos bastidores da capital federal e da paulista a migração já é dada como certa e irreversível (embora em política...) e, inclusive, há apostas majoritárias de que Pinato desembarca no MDB.

Isso mesmo! O partido que atualmente – e por enquanto - tem como candidata presidencial a senadora Simone Tebet e, na esfera estadual, apoia o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes.

E vejamos até onde chegam as resultantes!

Aventa-se que Fausto já teria articulado dobradinha com o atual secretário de Agricultura Itamar Borges (MDB), visando ‘combater’ a ascensão da dupla Geninho Zuliani (DEM) e Carlão Pignatari (PSDB) na região.

Aparentemente essa é a maior probabilidade, ainda que restem chances dele pular para o União Brasil (DEM/PSL) ou para o PSB de seu parceiro Márcio França.

Ao que parece, o curto-circuito a ser apagado é o prefeito rio-pretense Edinho Araújo, mandatário mor do MDB na região e que espera uma dobradinha entre Itamar e seu rebento, Edinho Filho.

Há! Nessa configuração, esquece o namoro entre Pinato (que por enquanto nada confirma) e Alckmin ou qualquer outro candidato ao governo paulista que não seja Rodrigo Garcia.

Bye bye, so long, very well

E a direção do OBA confirmou a mudança da edição 2023 do evento de Votuporanga para Rio Preto. Previsto para ocorrer no Carnaval, o evento já tem contrato com Ivete Sangalo e Gusttavo Lima e ainda não se sabe se a migração é definitiva ou temporária. Contencioso entre a direção do festival e o governo municipal.

E dá-lhe sertanejo

Se tudo der certo, acontece em julho a 24ª edição do Rio Preto Country Bulls, também no recinto de Exposições. Gusttavo Lima, Zé Neto & Cristiano, Jorge & Mateus, dentre outros, estão na line-up. Depois de dois anos, o evento volta esperando gerar 5 mil empregos e R$ 2 milhões em negócios.

Inflação também em festa

Maior índice inflacionário para o mês de janeiro desde 2016, ficando em 0,54%, conforme informa o IBGE. A alta acumulada até janeiro chegou a 10,38%, a maior desde novembro de 2021 (10,74%). No recorte dos 12 meses até janeiro, a taxa é a mais elevada desde 2016 (10,71%).

E os sinos dobram

Circulou pela última vez, na quinta-feira, 10, o jornal Correio de Mirassol, findando 93 anos de existência. Era, disparado, o mais antigo semanário da região e um dos interior paulista, sendo que o fim chega quase que um ano após a morte do empresário Nosor Cardoso, proprietário do periódico por 54 anos.

Sem volta, por enquanto

O Tribunal de Justiça (TJ-SP) decidiu manter afastado do cargo o prefeito eleito de Guapiaçu Jean Vetorasso. Ele foi substituído em outubro passado, após operação policial, acusado de corrupção e organização criminosa (com quatro vereadores) por supostas irregularidades na concessão de loteamentos no município.

Racismo em RP

E o vereador Anderson Branco (PL) acabou indiciado pela Polícia por homofobia e racismo por publicação ofensiva contra a classe LGBTQIA+ nas redes sociais. O Inquérito será encaminhado à Promotoria e o polêmico edil bolsonarista está sujeito à apenação de dois a cinco anos e multa.


últimas