OUROESTE

Projeto vai contribuir com qualificação institucional do Museu Água Vermelha

Projeto vai contribuir com qualificação institucional do Museu Água Vermelha

A partir de ações voltadas para o acervo museológico, pretende-se capacitar os profissionais

A partir de ações voltadas para o acervo museológico, pretende-se capacitar os profissionais

Publicada há 2 anos

O projeto contemplado é desenvolvido pela empresa Aliene Tamires Bonassi - ME

Assessoria de Imprensa – Ouroeste 

Teve início na segunda-feira, dia 21, a primeira visita técnica dos profissionais responsáveis pelo projeto “Museu Água Vermelha: Plano Museológico, Conservação Básica e Documentação Museológica”, após a sua aprovação no ProAC Expresso n° 28/2021, Edital de “Museus e Acervos / Reforma / Ampliação / Modernização”. 

Este é mais um projeto que vem para contribuir com a constante qualificação institucional do museu arqueológico, localizado em Ouroeste. A partir de ações voltadas para o acervo museológico, pretende-se capacitar os profissionais que atuam no Museu, através do estabelecimento de parâmetros basilares de conservação, orientar o aprimoramento da gestão documental das coleções salvaguardadas pela instituição, bem como construir um Plano Museológico que norteie o alinhamento do Museu com as mais adequadas práticas museológicas.

A recepção da equipe de trabalho foi feita pela diretora do Museu Água Vermelha, Rosângela Fávore Pinheiro, que gentilmente a acompanhou pela área expositiva, reserva técnica e demais espaços institucionais.

Na terça-feira, dia 22, o grupo foi conduzido a uma visita técnica ao Sítio Arqueológico UHE Água Vermelha, onde já foram encontrados e resgatados milhares de objetos que deram origem ao Museu.

O projeto contemplado é desenvolvido pela empresa Aliene Tamires Bonassi - ME, sob responsabilidade da museóloga Aliene Bonassi, acompanhada pela também museóloga Thais Creolezio e pelo bibliotecário/documentalista Eduardo Turatti. Os trabalhos serão executados durante 10 meses e suas ações serão divulgadas ao longo deste período.

O ProAC Expresso n° 28/2021, Edital de “Museus e Acervos / Reforma / Ampliação / Modernização”, é um Programa de Ação Cultural promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

últimas