POLÍTICA

Prefeito de Rio Preto quer furar dobradinha de Pinato e Itamar para incluir o filho na disputa

Prefeito de Rio Preto quer furar dobradinha de Pinato e Itamar para incluir o filho na disputa

Problemão pode sobrar para Pessuto e cancelar ida de Pinato ao MDB

Problemão pode sobrar para Pessuto e cancelar ida de Pinato ao MDB

Publicada há 2 anos

Difícil a conciliação de interesses conflitantes, sobretudo à beira do deflagrar do processo eleitoral deste ano.

Fausto Pinato, praticamente fora do PP e caminhando a passos firmes rumo ao MDB, pode ter que enfrentar uma resistência a mais, de grande porte e inicialmente imprevista: o atual prefeito rio-pretense Edinho Araújo, ex-deputado e ex-ministro, um dos nomes fortes do partido no Estado paulista.

O dilema é que Pinato e Itamar Borges (MDB) aparentam terem um ‘dobradinha’ formalizada e equacionada, com o primeiro disputando a Câmara Federal e o segundo a recondução à Assembleia Paulista, com validade Estado afora. Porém Edinho quer emplacar o nome de seu rebento, Edinho Filho, para cargo idêntico ao de Fausto e, além dessa pretensão, quer substituir, nos santinhos, o nome do fernandopolense pelo de seu pupilo, na dobradinha com Itamar.

É aqui que a ‘coisa pega’!

O atual secretário de Agricultura sonha com a cadeira de Edinho na sucessão de 2024 e planeja ação similar a já vivenciada em Santa Fé do Sul com sucesso e, para isso, conta com o agrado do ex-ministro e sua inegável influência (além da máquina pública municipal).

Talvez uma solução intermediária possa advir com possível divisão territorial; ocasionalmente a questão seja insolúvel e faça Pinato alterar sua rota partidária.

Talvez a questão seja ainda mais complexa e leve ao surgimento de candidaturas inesperadas tal qual a do prefeito André Pessuto para a disputa estadual. Recentemente, em público, ele admitiu a possibilidade, embora adjetivasse-a como improvável. "A exceção é uma ordem do partido", afirmara.

Relembrando, Itamar fora eleito em 2018 com 82.185 votos, sendo 2.896 em Rio Preto, portando, há imenso espaço a crescer e necessidade de popularizar-se se quiser disputar a Prefeitura; Edinho Filho, também se candidatando a deputado estadual somou 15.224 votos, sendo 10.539 na cidade de seu pai. Pinato teve 2.288 votos em Rio Preto (número próximo ao de Itamar) de um total de 118.684 votos.

Há! Edinho, o filho, faz parte da equipe de Itamar na Secretária Estadual de Abastecimento e Agricultura.

Ilustração: O Extra.net

Pesquisa da Quaest, patrocinada pelo banco Genial, mostra a continuidade da preferência, até agora, dos eleitores paulistas pelos candidatos Fernando Haddad (PT) e Márcio França (PSB). Eles, que podem inclusive firmar parceria, detêm 24% e 18%, respectivamente.

O pré-candidato bolsonarista Tarcísio de Freitas (sem partido) surge em terceiro com 9%, em empate técnico com Guilherme Boulos (PSOL), o sufragado por 7%. 

Renata Abreu (Podemos) e Rodrigo Garcia (PSDB), com 3%, Poit (Novo), com 2%, Ramuth (PSD) e Weintraub (Brasil 35), com 1%. Branco/Nulo/Não pretende votar são 24% e indecisos somam 9%.

Interessante anotarmos que dos quatro líderes, três são da corrente ‘esquerdista’ (Haddad, França e Boulos) e um da ‘direita’ (Tarcísio), sendo que o outro nome desse segmento, o vice-governador Rodrigo Garcia ainda patina nas pesquisas.

O levantamento foi registrado no TSE sob número SP-03634/2022, com margem de erro de 2,4% e foi realizado entre 11 e 14 de março, presencialmente (1.640 entrevistados). 

Enquanto isso...

O ex-governador Geraldo Alckmin, após 33 anos, deixou o PSDB e filiou-se ao PSB, onde é cotado para ser o vice em coligação com o PT do ex-presidente Lula da Silva. A migração foi oficializada na sexta, 18 e o PSDB foi, até então, o único partido na vida política de Alckmin.

- A mesma pesquisa apontou liderança do apresentador José Luiz Datena (União Brasil) na corrida pelo Senado com 39%. França é o segundo preferido com 15% e Paulo Skaf (MDB) tem 13%. Janaína Paschoal (PRTB) aparece com 6%, o também deputado estadual Ricardo Mellão (Novo) tem 2% e Heni Ozi Cukier (sem partido), outro deputado estadual, 1%.

O governador João Doria (PSDB) deve deixar o governo estadual no próximo dia 02, renunciando ao cargo para concorrer à presidência. A programada assunção do vice Garcia é vista como a ‘oportunidade de ouro’ para crescimento de seus índices nas pesquisas eleitorais.

*Conteúdo originalmente publicado na Coluna .Inside de sexta-feira, 18/03/2022.

Turismo: eis a reinvindicação!

A 1ª Audiência Pública da Assembleia Paulista deste ano ocorreu na quinta, 17, em Mira Estrela, onde diversos municípios expuseram suas reinvindicações ao presidente Carlão Pignatari (PSDB). A principal delas, inclusive da administração anfitriã da prefeita Priscilla Cobacho Prado foi de investimentos no turismo. Mais 28 municípios Estado afora sediarão outras audiências similares.

FACIP: adiamento surpreende!

Preparada, inclusive com calendário de shows (Alok, Barões da Pisadinha e Guilherme e Santiago) para coroar as festividades do 81º aniversário de Jales, a festa que aconteceria dentre os dias 14 a 17 próximo foi adiada. Ainda não se sabe o motivo oficial e o prefeito Luis Henrique (PSDB) prometeu, para breve, nova data. Outros eventos – Cine Kids e Jales In Concert – substituirão a FACIP. 

Dobradinha Dado e Hery

É dada como certa a formação da parceria entre o ex-prefeito votuporanguense João Dado (PL) e o vereador Hery Kattinwinkell (PTB), candidatos à Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa Paulista, respectivamente. Ambos estiveram juntos em recente movimentação política, com outros nomes de expressão, que consolidou a filiação de Dado ao partido bolsonarista.

Por aqui, Colombano na frente!

Enquanto isso, em Fernandópolis, consolidado como pré-candidato estadual está Renato Colombano (Patriota) que saiu na frente e lançou seu nome. É esperado que, no mínimo, os partidos de direita apresentem outra opção. Renato concorreu em 2020 à Prefeitura pelo partido Republicanos, tendo como vice a Simone da Afada, obtendo 3.891 votos (12, 09%), ficando em terceiro lugar, também atrás da dupla Henri Dias e Avenor Bim, além dos eleitos (Pessuto a Artur), obviamente.


últimas