POLÍTICA

Para onde vão os votos de Moro? Bolsonaro? Lula? Ou outro?

Para onde vão os votos de Moro? Bolsonaro? Lula? Ou outro?

Destino influencia diretamente na disputa presidencial

Destino influencia diretamente na disputa presidencial

Publicada há 2 anos

Encerrada a ‘Quinta Maluca’, 31, eis que, a nível nacional, surgiu a indagação de qual a candidatura beneficiada com a decisão do ex-ministro e ex-juiz federal Sergio Moro que desistiu de se candidatar, ao menos por agora, para a disputa presidencial. Para onde migrarão seus atuais eleitores estimados pelas mais recentes pesquisas em cerca de sete a oito pontos percentuais?

Segundo análise do cientista político e diretor da Quaest – instituição responsável pela pesquisa com a Genial, na qual Moro detém 7% das preferências – Felipe Nunes, tal renúncia já fora objeto de quesito avaliativo em suas pesquisas, sendo que um mês atrás, os resultados foram:

- 30% dos eleitores de Moro não pretendem votar em ninguém;

- 22% dos eleitores de Moro devem votar em Bolsonaro;

- 15% dos eleitores de Moro migrarão para a candidatura de Lula;

- 11% dos eleitores de Moro escolheram Ciro Gomes;

Enquanto isso...

  • Rodrigo Garcia (PSDB) já é o governador paulista desde a manhã de sexta-feira, 01/04/2022. Ele foi empossado pelo presidente da Assembleia Carlão Pignatari num inusitado cerimonial realizado no Bom Prato de Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo, onde também tomaram café da manhã.
  • O presidente Bolsonaro trocou mais dez ministros que deverão concorrer a cargos de deputados, senadores, governadores e até vice-presidente (Braga Netto, ex-ministro da Defesa). As mudanças atendem à Lei das Inelegibilidades que exige a desincompatibilização seis meses antes do pleito.
  • Poucos visualizaram até agora, mas as eleições para uma vaga na Câmara dos Deputados por São Paulo promete ser das mais disputadas. Só para exemplificar, Sergio Moro (UB), Guilherme Boulos (Psol) e Eduardo Bolsonaro (PL) estarão nessa concorrência.

últimas