POLÍTICA

Polícia abre Inquérito para apurar improbidade administrativa na Câmara de Fernandópolis

Polícia abre Inquérito para apurar improbidade administrativa na Câmara de Fernandópolis

Comissão de Ética também faz apuração e pode denunciar Partorzão e/ou outros acusados

Comissão de Ética também faz apuração e pode denunciar Partorzão e/ou outros acusados

Publicada há 2 anos

Nuvens carregadíssimas e com alto potencial de provocar intensas tempestades se avizinham do Legislativo fernandopolense.

Após a abertura de procedimento administrativo interno para averiguar denúncia de uso indevido de veículo oficial, agora há a confirmação de que um procedimento policial foi instaurado com vistas a apurar eventual improbidade administrativa por parte do vereador Claudenilson Alves de Araújo (PSC), o popular ‘Pastorzão’ e/ou de algum membro da Mesa administradora da Casa ou outro servidor público.

O Inquérito Policial foi instaurado na Delegacia Seccional de Polícia de Fernandópolis e deve ficar a cargo do delegado Airton Canato, sendo que a Câmara de Fernandópolis deve ser oficializada nos próximos dias.

A par da atuação policial, há um procedimento em curso na Comissão de Ética em busca da confirmação do uso indevido da viatura Toyota/SW4, recém-adquirida pelo Legislativo por mais de R$ 400 mil. Inicialmente as investigações estão centradas no vereador Pastorzão, acusado de utilizar o veículo indevidamente para ir à Penitenciária de Paulo de Faria visitar o seu filho, preso sob acusação de tráfico de drogas.

Concluso este procedimento interno, um relatório será confeccionado podendo recomendar desde medidas amenas (advertência, suspensão temporária) até a cassação do mandato eletivo. Tal será decidido pelo Plenário, em eventual abertura de Comissão Processante.

Já o Inquérito Policial, ao final, indiciará (ou não) o acusado e outros eventuais envolvidos, sendo encaminhado ao Ministério Público Estadual (MPE) para oferta de denúncia criminal.

Enquanto isso...

  • Membros da Comissão de Ética (Murilo Martins Jacob Filho (corregedor), João Paulo Sales Cantarella (sub-corregedor), João Pedro da Silva Siqueira (relator) e Ailton José dos Santos e Daniel Trídico Arrolo (secretários) também apuram se o edil acusado tinha ou não ‘autorização superior’ para empreender a viagem utilizando o veículo oficial;
  • A Comissão solicitará gravação do sistema de filmagem da penitenciária com vistas a provar a presença (ou não) do Toyota no estacionamento público. Também há a possibilidade da própria viatura ser deslocada ao local para prova presencial;
  • Um assessor do presidente Gustavo Pinato (DEM) será oficialmente interrogado amanhã, 06 pela Comissão Corregedora. Ele teria dirigido a caminhonete que conduziu indevidamente o parlamentar até Paulo de Faria.
últimas