POLÍTICA

Microrregião já tem quatro ‘nativos’ candidatos a deputado federal

Microrregião já tem quatro ‘nativos’ candidatos a deputado federal

Número aumenta exponencialmente se estendermos limites até Rio Preto

Número aumenta exponencialmente se estendermos limites até Rio Preto

Publicada há 2 anos

Somatizando e com possibilidades de exponencializar no decorrer dos dias e no aproximar das definições partidárias, já são quatro os nomes da microrregião envolvidos no processo eleitoral federal: o fernandopolense Fausto Pinato (PP), o ex-vereador votuporanguense Hery Kattwinke (Patriotas), o político Walter José dos Santos, o popular Wartão (PSB) e o advogado fernandopolense Henry Dias (Solidariedade).

Pinato, que se manteve nas fileiras do Progressistas, é recandidato nato ao terceiro mandato consecutivo e buscar ampliar a sua base de votos Estado afora e deve celebrar diversas dobradinhas com nomes variados, conforme a localização territorial do colégio eleitoral.

Hery, o ex-vereador votuporanguense e tal como o Henri Fernandópolis, também advogado, prepara surpreendente parceria com o ex-prefeito João Dado (PL). Eles já se posicionaram publicamente e buscam ser uma alternativa ao grupo situacionista de lá, comandado pelo deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB).

Já Wartão aparentemente e numa análise superficial, deve ser um ‘fiel escudeiro’ para o ex-prefeito rio-pretense Valdomiro Lopes, seu companheiro de agremiação e que galgará o retorno à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Ele fora edil por dois mandatos e atualmente ocupa a primeira suplência.

Por último, eis Henri Dias, que concorreu ao Executivo fernandopolense pelo PTB e migrou para o Solidariedade, onde já participa da Executiva Estadual. Concorrerá, localmente, com Pinato (e outros que eventualmente surgirem) e terá como desafio extra superar ou igualar (no mínimo aproximar-se) de seus 11.835 votos obtidos em 2020. Uma parceria com Renato Colombano (PSD) não está descartada. Olho nas municipais de 2024!

Se ampliarmos pouquinho o leque, abrangendo a macrorregião rio-pretense, surge, de cara, os nomes de Geninho Zuliani (UB) e Luiz Carlos Motta (PL), pleiteando a reeleição, afora quase uma dezena de lideranças de menor expressão pública.

E ainda têm as candidaturas estaduais...

últimas