LONGEVIDADE

Funcionário mais antigo do mundo completa 100 anos de idade

Funcionário mais antigo do mundo completa 100 anos de idade

Ele trabalha há 84 anos como vendedor em uma empresa de tecidos em Santa Catarina

Ele trabalha há 84 anos como vendedor em uma empresa de tecidos em Santa Catarina

Publicada há 2 anos

Funcionário mais antigo do mundo completa 100 anos em SC: 'A vida é uma  passagem na Terra, aproveite' | Santa Catarina | G1

Walter foi contratado em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos - Foto: Reprodução

Da Redação

Walter Orthmann, reconhecido como o funcionário mais antigo do mundo de acordo com o livro de recordes Guinness Book, completa 100 anos de vida nesta terça-feira, 19. Dos 100 anos, há 84 ele trabalha como vendedor em uma empresa de tecidos de Brusque, cidade em Santa Catarina e diz que não tem data para parar.

Ele foi contratado em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos. Desde então, ele conta que viu diversas mudanças tecnológicas e ainda se lembra da primeira calculadora que usou, alguns anos depois da contratação. O diretor da empresa na época, Roland Renaux, foi para a Alemanha e trouxe uma máquina de calcular. No início, Walter recebeu a tecnologia com desconfiança: fazia as contas de cabeça e depois checava se o valor batia. Na época não se usava telefone, e os textos eram feitos em máquinas de escrever.

O recordista relembra também que, naquele tempo, a rua da empresa não tinha energia elétrica, assim como a maior parte de Brusque. As estradas não tinham calçamento, e os dias chuvosos eram complicados devido à lama. Nas casas também não havia água encanada e cada um tinha um poço.

Antes de trabalhar na empresa onde está há 84 anos, Walter começou a trabalhar ainda na roça aos 12 anos, plantando aipim. Para ir à escola, ele precisava andar o equivalente a 5 quilômetros todos os dias. Ele conta que atualmente, dirige até a empresa, onde trabalha de segunda a sexta, e tem um smartphone e um tablet na mesa do escritório. "Hoje é muito fácil, resolve tudo com um celular na mão", declarou.

Conselhos e longevidade

Para se viver bem e por bastante tempo, Walter tem algumas recomendações. Ele disse que cuida da saúde, fazendo um check-up a cada quatro meses e recomenda também que as pessoas cuidem da alimentação, do sono e do estresse. O centenário também destaca que, em um momento em que se fala e sofre tanto sobre temas como ansiedade, Orthmann diz que ninguém deveria se preocupar com o dia de amanhã, e sim viver o hoje: "Não fique nervoso, faça tudo rindo. Faça só o que gosta de fazer. Eu gosto de trabalhar aqui na empresa, gostava de viajar (a trabalho), e assim você nem sente o tempo passar. Não tenha inimigos. Peça desculpas. Viva tranquilo. A vida é só uma passagem aqui na Terra, aproveite, faça o que você quiser", disse Walter.

Mas além dos conselhos de vida, ele também não descuida do corpo: pelas manhãs, ele faz exercícios físicos e de respiração. Ele usa um pano para puxar a perna 100 vezes, ainda na cama. Ele também recomenda ingerir menos sal e açúcar.

últimas