ARTICULISTA

Livro de O. A. Secatto é selecionado para o Programa Nacional do Livro Didático do Ministério da Educação

Livro de O. A. Secatto é selecionado para o Programa Nacional do Livro Didático do Ministério da Educação

Secatto tem artigos publicados no jornal desde a época do "Semanário"

Secatto tem artigos publicados no jornal desde a época do "Semanário"

Publicada há 1 ano

João Leonel

Em dezembro de 2018, a edição n.º 36 do caderno Cultura! (suplemento cultural publicado neste jornal de dezembro de 2015 a dezembro de 2019) registrava a entrevista concedida pelos autores do livro publicado um ano antes, Helena Gomes e O. A. Secatto, à revista Arte Brasileira.

Agora, o livro “Sombras no abismo” foi selecionado para fazer parte da lista oficial do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), do Ministério da Educação (MEC), que é destinado a avaliar e a disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias às escolas públicas das redes federal, estaduais e municipais.

A obra é uma coletânea de 12 contos de literatura fantástica, os quais dão vida às mais variadas criaturas e formas do medo. Seus autores recorrem a uma enorme erudição e a referências clássicas - que vão desde a mitologia grega, a Idade Média, até a atmosfera terrível da Inquisição - para narrar histórias repletas de sobressaltos, reviravoltas, tensão e surpresas. 

São narrativas que, para além de divertir e assustar, traçam um passeio vigoroso pelo imaginário ocidental a respeito do medo, do suspense e do terror para todos os públicos, especialmente os jovens leitores.

“A Literatura Fantástica nos coloca no lugar dos personagens e nos faz lidar com os próprios sentimentos, inclusive os medos mais profundos”, disse Helena Gomes sobre a obra.

Quanto à seleção, Secatto comemorou.

“Depois de dois anos de pandemia, uma boa notícia, recebida com muita alegria. É de fato um privilégio ter um livro fazendo parte dessa seleção do PNLD. Todo autor tem o desejo de que o que ele criou e escreveu seja lido, seja compartilhado, que contribua de alguma forma. Agora, o livro vai estar à disposição das escolas de todo o país.”

PNLD

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático, do MEC, é destinado a avaliar e a disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, de forma sistemática, regular e gratuita, às escolas públicas de educação básica das redes federal, estaduais e municipais.

Os materiais distribuídos pelo MEC às escolas públicas do país são escolhidos e aprovados em avaliações pedagógicas e que conta com a participação de comissões técnicas específicas, integradas por especialistas das diferentes áreas do conhecimento.

A compra e a distribuição dos livros selecionados pelo ministério ficam a cargo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pela logística dos materiais didáticos para todas as escolas públicas do país.

Para receber os livros do PNLD é necessário que a escola pública participe do Censo Escolar do INEP e que a rede à qual está vinculada ou a escola federal tenham feito adesão formal ao programa.

LIVRO

“SOMBRAS NO ABISMO” (contos)

Autores: Helena Gomes e Osvaldo Secatto

Editora: Escrita Fina (136 págs., R$ 32,50)

À venda: amazon.com.br e vários outros sites

O. A. Secatto

 Helena Gomes

últimas