EDUCAÇÃO

Etecs e Fatecs estão com editais abertos para professores temporários

Etecs e Fatecs estão com editais abertos para professores temporários

São mais de 700 vagas espalhadas por diferentes regiões do Estado

São mais de 700 vagas espalhadas por diferentes regiões do Estado

Publicada há 1 ano

Processos seletivos simplificados oferecem oportunidades no Ensino Médio, Técnico e Superior do Centro Paula Souza

Contrato tem validade de um ano, com possibilidade de renovação - Foto: Roberto Sungi

Da Redação

Diversas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais do Centro Paula Souza (CPS) estão com inscrições abertas para processos seletivos simplificados voltados à contratação de professores temporários. São mais de 700 vagas, em várias áreas do conhecimento, espalhadas por diferentes regiões do Estado. Os editais ficam disponíveis no site cps.sp.gov.br, no link Concursos. O candidato deve clicar em Etec ou Fatec, selecionar Processo Seletivo de Docentes Simplificado, Inscrições Abertas e inserir na busca o nome do município.

De acordo com o coordenador da Unidade de Recursos Humanos (URH) do CPS, Vicente Mellone Junior, o processo seletivo simplificado representa uma oportunidade para quem deseja atuar em uma das maiores redes de educação profissional pública da América Latina. "Em uma instituição com o tamanho do CPS, a grande rotatividade de docentes necessita de uma reposição de forma rápida, para não trazer prejuízos ao processo de ensino-aprendizagem", afirma.

Para concorrer a uma vaga, é necessário ser maior de 18 anos. No caso das Etecs, podem fazer a inscrição para formação de cadastro reserva, candidatos com nível superior de licenciatura, bacharelado ou tecnologia, com habilitação equivalente à área escolhida. Já as Fatecs exigem, no mínimo, nível de especialização. Os interessados devem enviar pela internet o memorial circunstanciado preenchido com suas informações pessoais, além dos documentos comprobatórios sobre titulação e experiência, dentro do prazo estabelecido em cada edital. É possível optar pelo Sistema de Pontuação Diferenciada para pretos, pardos e indígenas.

Após avaliação da banca examinadora, os 10 melhores classificados das Etecs são convocados para a segunda fase do processo seletivo, que consiste em uma prova de métodos pedagógicos. Já a contratação das Fatecs é feita de forma direta, sem cadastro reserva, e ocorre somente com base na documentação e análise das informações inseridas no memorial circunstanciado. É importante o interessado ficar atento ao envio da documentação completa e o preenchimento correto do memorial para evitar indeferimento da inscrição.

A partir da data de homologação, o resultado tem duração de um ano, com possibilidade de renovação por igual período. Em caso de contratação, o prazo é similar à validade do processo seletivo. O professor admitido para atuar no Ensino Médio ou Técnico das Etecs recebe uma remuneração de R$ 18,35, por hora-aula ministrada, acrescida de 30% de hora-atividade. Já nos cursos superiores de tecnologia das Fatecs, o valor da hora-aula é de R$ 34,13, com acréscimo de 50% de hora-atividade.

últimas