OBRAS

Prefeitura de Jales inicia construção da Casa da Juventude

Prefeitura de Jales inicia construção da Casa da Juventude

O projeto irá ajudar os jovens na busca por oportunidade de emprego

O projeto irá ajudar os jovens na busca por oportunidade de emprego

Publicada há 1 ano

A equipe já está trabalhando no local que terá 240 m² de área construída e vai estimular a criação de novos projetos e negócios entre o público juvenil

Da Redação

A Prefeitura de Jales já iniciou a construção da Casa da Juventude, espaço que vai oferecer equipamentos multiuso de apoio ao público jovem no início da vida profissional, com ações de incentivo à qualificação, empreendedorismo, busca de oportunidades de emprego e renda e área de trabalho colaborativo, estimulando a criação de novos projetos e negócios entre o público juvenil.

O terreno escolhido para abrigar a Casa da Juventude está localizado nas proximidades da rotatória que dá acesso ao Jardim Arapuã, no quarteirão que compreende a Marginal Isaura Bertho Venturini, Rua Ipiranga, Avenida Arapuã e Rua Novo Horizonte.

A conquista foi anunciada no ano passado, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, quando o prefeito Luis Henrique Moreira recebeu o certificado que reconhece Jales como município Amigo da Juventude. O certificado foi entregue a 50 municípios com menos de 150 mil habitantes que instituíram o Conselho Municipal da Juventude, que tem o objetivo de contribuir com os jovens na busca por oportunidades de emprego e renda com ações voltadas para a qualificação profissional, economia criativa, empreendedorismo e convivência.

Durante o anúncio, o governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, que na época ocupava o cargo de vice-governador, disse que a Casa da Juventude “é um centro de difusão cultural, mas também de formação profissional para que os jovens tenham ali um coworkig place para o aprendizado e o aperfeiçoamento. É São Paulo trabalhando pelos jovens, pela juventude e pela transformação”. Garcia frisou ainda que “esses equipamentos refletem o espírito deste Governo, que é o da inovação, do emprego, de olhar para os jovens”.

A obra iniciada terá 240 m² de área construída e vai contar com amplo salão principal, cozinha, sala de reuniões, além de banheiros feminino, masculino e com acessibilidade.

O projeto irá ajudar os jovens na busca por oportunidade de emprego e renda por meio de ações voltadas para a qualificação profissional, convivência, economia criativa e o empreendedorismo. A Casa da juventude oferecerá cursos, incentivará o coworking com área projetada especificamente para o trabalho colaborativo, garantindo que os usuários do equipamento possam desenvolver projetos empresariais nos mais diversos setores.

O espaço também vai oferecer aos jovens um conjunto de negócios baseados em criatividade empreendedora e capital cultural. O objetivo é oferecer formação em economia criativa e práticas de transformação digital, além de cursos com metodologias apropriadas para o ensino de tecnologia de robótica, tecnologias da informação e tecnologias aplicadas ao design, animação, games, entre outros.

O prefeito Luis Henrique Moreira, disse que Jales é certificada e reconhecida pelos esforços para contribuir na busca de oportunidades para os jovens e que a Casa da Juventude terá muito a oferecer aos jovens do município. “Queremos e vamos, cada vez mais promover ações voltadas aos jovens, ampliando nosso diálogo com eles, ouvindo e dando voz. Fortaleceremos a gestão de políticas e fomento à interlocução institucional com a juventude, dando oportunidade de trabalho e contribuindo com a geração de renda, com a capacitação e ajudá-los a enfrentar as dificuldades que muitos deles encontram para ingressar no mercado de trabalho. Em nossa gestão instituímos a Secretaria Municipal de Juventude, recebemos o certificado que reconhece Jales como município Amigo da Juventude e agora teremos a nossa Casa da Juventude. O jovem representa o futuro e nós vamos dar o papel de destaque que eles merecem na sociedade”.

últimas