Minutinho: Chico Xavier. Os 20 anos de sua morte!

Minutinho: Chico Xavier. Os 20 anos de sua morte!

Ele faleceu em 30/06/2002, dia em que o Brasil sagrou-se pentacampeão mundial de futebol

Ele faleceu em 30/06/2002, dia em que o Brasil sagrou-se pentacampeão mundial de futebol

Publicada há 1 ano

MINUTINHO

Chico Xavier*

Por: Meu Sonho Não Tem Fim

*Em homenagem aos 20 anos de sua morte, celebrada na última quinta-feira, 30/06/2022.

Francisco Cândido Xavier nasceu em 2 de abril de 1910, em Pedro Leopoldo, Minas Gerais.

Filho de um casal simples, desde muito novo passou por sérias dificuldades, e acabou órfão de mãe com apenas cinco anos de idade, ficando aos cuidados de sua madrinha, uma mulher severa que o maltratava. Porém, aprendeu a se manter calmo e calado em momentos de sofrimento, principalmente, devido as constantes agressões que sofria, momentos estes, em que se dirigia ao quintal de sua casa para fazer orações.

A necessidade de trabalhar desde cedo foi, em sua vida, conforme ele mesmo dizia, uma bênção indefinível. Aos doze anos levantava às seis da manhã para começar as tarefas escolares, e entrava para o serviço na fábrica às três da tarde, saindo às onze da noite.

Assim como o trabalho, a doença também viera precocemente fazer-lhe companhia. Primeiro teve problemas nos pulmões, depois foram os olhos e também a angina.

Imagem: reprodução

Após, mais de quarenta anos de incansáveis trabalhos assistenciais e de caridade em Pedro Leopoldo, em 1959, mudou-se para Uberaba, dando início à famosa peregrinação da “Comunhão Espírita Cristã”, visitando lares carentes e moradores de rua.

Mesmo com a fama e o sucesso, jamais constituiu fortuna, continuou tão pobre quanto sempre fora. Aposentou-se e recebeu pelo resto de sua vida somente os proventos de sua aposentadoria. Sua constrangedora humildade e desapego eram dificilmente compreendidos, e foi a mais notável e marcante exteriorização de sua grandiosidade.

O homem que levou uma vida humilde, voltada ao próximo e a caridade, tinha um último desejo. Chico jamais suportou a tristeza de seu semelhante, e desta forma, desejava que sua partida fosse num dia em que o “povo brasileiro estivesse muito feliz”. Faleceu em 30 de junho de 2002, dia em que o Brasil sagrou-se pentacampeão mundial de futebol.

CRÔNICA

O carpinteiro

Por: Autoria desconhecida

Um velho carpinteiro que trabalhava na construção de casas estava pronto para se aposentar. 

Informou ao chefe o seu desejo de sair de deixar o ofício e passar mais tempo com sua família. 

Ainda disse que sentiria falta do salário completo, mas realmente queria aposentar-se. Por mais que tentasse, não tinha mais forças para o trabalho.

A empresa, de grande porte, não seria muito afetada pela saída do carpinteiro, mas seu chefe estava triste por ver um bom funcionário partindo e pediu ao carpinteiro um último esforço: trabalhar em mais um projeto, como se fosse um favor pessoal.

Imagem: ilustração/CanStockPhoto.com

O carpinteiro não gostou, mas acabou concordando. 

E foi fácil ver que ele não estava entusiasmado com o pedido. 

Durante todo o tempo fez um trabalho de segunda qualidade, sempre usando materiais inadequados. 

Foi uma maneira negativa dele terminar a sua carreira profissional. 

Quando acabou a empreitada, comunicou seus superiores e o seu chefe veio fazer a inspeção da nova casa construída. 

Supreendentemente ele virou-se ao carpinteiro, abraçou-o e, sorrindo, disse-lhe, entregando as chaves:

- Tome. É sua! É meu presente e de todos seus companheiros pelos anos dedicados e uma homenagem minha para a sua família.

últimas