OUROESTE

CMDCA promove palestra com o tema voltado para crianças e adolescentes

CMDCA promove palestra com o tema voltado para crianças e adolescentes

A palestra teve como objetivo sensibilizar a comunidade

A palestra teve como objetivo sensibilizar a comunidade

Publicada há 1 ano

O momento pode ser considerado o início de um processo de construção coletiva, que proporcionará maiores oportunidades aos adolescentes e jovens do município

Assessoria de Imprensa – Ouroeste 

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), de Ouroeste, promoveu, no último dia 7, a palestra “Proteção Integral e Prioritária da Criança, do Adolescente e do Jovem no Âmbito do Direito do Trabalho”, que foi proferida pelo Dr. Alessandro Tristão - Juiz da Vara do Trabalho de Fernandópolis e do Juizado Especial da Infância e Adolescência de Fernandópolis. 

A palestra teve como objetivo sensibilizar a comunidade, especialmente os empresários locais, sobre a importância dos Programas de Aprendizagem para o desenvolvimento juvenil. 

Estiveram presentes e prestigiaram o evento, atores da Rede Intersetorial, o Conselho Tutelar e autoridades do município, como o prefeito Alex Sakata. o vice-prefeito Júlio Cesar dos Santos, o presidente da Câmara, João Carlos Romeira, vereadores, o promotor de Justiça, Dr. Renato Gonçalves Azevedo, a presidente do CMDCA, Daniela Ribeiro Borges, o secretário de Governo, Daniel Barbosa Brito, a secretária municipal de Promoção e Ação Social, Thainara Dias Pereira; o comandante da Polícia Militar, Sargento Fernando Henrique da Cunha, o delegado da Polícia Civil Dr. Thiago Freitas, o procurador-geral do Município, Thiago Barbosa Ferreira Morais, entre outros.

O CMDCA realiza articulações junto ao Governo Municipal para a criação de Programas que incentivem a contratação de Jovens e Adolescentes Aprendizes no município a partir do ano de 2023.

O momento pode ser considerado o início de um processo de construção coletiva, que proporcionará maiores oportunidades aos adolescentes e jovens do município, através do acesso ao trabalho protegido - na condição de aprendiz. 

A Lei do Jovem Aprendiz (Lei nº 10.097/2000) é uma resposta positiva para os jovens, pois concilia o trabalho dentro das empresas com a formação teórica e profissional. As empresas que contratam aprendizes cumprem um papel social importante, que deve ser valorizado, pois oferece oportunidade para o jovem, iniciando o primeiro passo para que ele se torne um cidadão participativo e consciente de seus direitos.  

últimas