MEIO AMBIENTE

Moradores são flagrados jogando lixo em avenida de Fernandópolis

Moradores são flagrados jogando lixo em avenida de Fernandópolis

Eles descatavam entulhos de construção civil na Theotônio Vilela, próximo à FEF

Eles descatavam entulhos de construção civil na Theotônio Vilela, próximo à FEF

Publicada há 1 ano

Da Redação

Na última sexta-feira, 05, um agente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente flagrou dois indivíduos realizando o descarte irregular de entulho da construção civil no prolongamento da avenida Theotônio Vilela, na região da Fundação Educacional. Foram anexadas ao processo fotos e imagens do descarte irregular e efetuada uma multa no valor de R$ 329,49, baseada na quantidade de resíduos descartados, local e o risco de contaminação de solo e da água. A base de cálculo das infrações é determinada pela URM (Unidade de Referência do Município).

O descarte irregular de qualquer tipo de resíduo em local não indicado para essa finalidade é considerado infração administrativa ambiental, passível de multa e outras sanções. 

ECOPONTO

O município de Fernandópolis oferece várias opções corretas para o descarte dos resíduos sólidos, entre eles o P.E.V. (Ponto de Entrega Voluntária), o Ecoponto de Galhos e o Distrito Ambiental, que recebe material da construção civil. Recentemente foi implantada em Fernandópolis a nova política municipal de descarte de resíduos sólidos e as novas regras já começam a surtir efeito. 

De acordo com a Ouvidoria Municipal, houve uma redução no número de reclamações referentes aos descartes que ocorrem principalmente nas entradas das estradas rurais e em alguns pontos conhecidos da cidade. Os materiais mais descartados geralmente são: sofás, colchões, pneus e restos de construção. 

A intensificação e divulgação das constantes fiscalizações amparadas pela nova Lei resultam diretamente na conscientização da população refletindo em menos descartes irregulares. “O trabalho tem sido intenso e estamos tomando as medidas cabíveis quando identificado o infrator do crime ambiental”, comentou o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz S. Vanzela. 

PONTOS PARA DESCARTE CORRETO:

ECOPONTO DOS GALHOS: recebe resíduos sólidos verdes urbanos provenientes de ações e intervenções para a limpeza e manutenção de terrenos; supressão de vegetação; manutenção dos jardins; arborização urbana; hortas das habitações, ou outros espaços de uso público e/ou privado, nomeadamente composto por aparas, raízes, troncos, ramos, galhos, folhas, restos de vegetais herbáceos;

Endereço: Av. Theotonio Vilela, s/n, Jardim Vitória

P.E.V. (Ponto de Entrega Voluntário): recebe animais domésticos mortos, lixo eletrônico, pilhas e baterias, óleo de cozinha usado, móveis usados;

Endereço: Av. João Gosselein, 408 – Estação Ferroviária

DISTRITO AMBIENTAL: Resíduos de construção civil e acabamentos.

Endereço: Av. Luiz Brambati – Distrito V.

Fonte: Secom de Fernandópolis


últimas