SAÚDE

Todos os profissionais de Saúde já podem ser vacinados contra a Meningite

Todos os profissionais de Saúde já podem ser vacinados contra a Meningite

Imunização será feita na Central e Unidades de Saúde

Imunização será feita na Central e Unidades de Saúde

Publicada há 1 ano

Da Redação

A partir desta semana, a Secretaria Municipal de Saúde amplia a imunização contra a meningite em Fernandópolis e disponibiliza a vacina para todos os profissionais de Saúde. Poderão ser imunizadas as pessoas que trabalham em clínicas particulares, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, dentre outros.  Para receber a dose, basta procurar a Central da Saúde das 08h às 14h ou a unidade de Saúde do bairro das 09h às 13h.

O imunizante estará disponível até fevereiro de 2023 para esse público de trabalhadores. Trabalhadoras gestantes, puérperas e mulheres que estejam amamentando não poderão tomar a vacina, por considerar que a segurança do uso neste grupo não foi avaliada.

SOBRE A MENINGITE 

A Neisseria meningitidis (meningococo) é uma das principais bactérias causadoras de meningite. Os indivíduos podem variar do quadro de portadores assintomáticos da bactéria ao desenvolvimento da doença meningocócica (DM) podendo essa ser fulminante. Devido a sua gravidade, evolução rápida e potencial de causar epidemias, a DM é tida como um problema de saúde pública, sendo uma importante causa de morbimortalidade no mundo, em especial nas crianças menores de cinco anos de idade. Entre os sorogrupos com importância epidemiológica na distribuição da doença meningocócica, destacam-se seis (A, B, C, Y, X, W), sendo que a ocorrência de cada um varia conforme o país ou região no mundo. A vacinação é uma das principais formas de prevenção contra a doença.

Fonte: Secom de Fernandópolis

últimas