RECORDE!

McLaren Senna, recordista absoluto de Interlagos entre carros originais de rua

McLaren Senna, recordista absoluto de Interlagos entre carros originais de rua

Na última quarta-feira, 31, o piloto Ricardo Mauricio percorreu o autódromo em 1min37s856

Na última quarta-feira, 31, o piloto Ricardo Mauricio percorreu o autódromo em 1min37s856

Publicada há 1 ano

Ricardo Mauricio e o McLaren Senna, recordista de Interlagos para carros de rua - Andrea Biasetton/UK Motors

Da Redação

Os nomes "McLaren", "Senna" e "Interlagos" voltaram a estar associados com a palavra "recorde". Na última quarta-feira (31 de agosto), a bordo de um McLaren Senna, o piloto Ricardo Mauricio percorreu os 4,309 km do traçado do autódromo de Interlagos em 1min37s856, recorde do circuito para carros de rua originais de fábrica. A marca foi obtida durante o UK Motors Academy Porto Seguros, promovido pela importadora da marca britânica para o Brasil.

Mauricio e o McLaren Senna pulverizaram o recorde logo na primeira tentativa. O piloto saiu do box, deu uma volta para descobrir os limites do carro e na seguinte obteve o tempo de 1min41s422, 1s6 mais rápido que o recorde anterior estabelecido neste ano por outra marca de carros esportivos. Nas tentativas seguintes (seis no total, alternadas com paradas no box) os tempos foram baixando até ser atingida a marca de 1min37s856 na 20ª volta percorrida. Na última saída, o McLaren Senna conseguiu a segunda melhor marca do dia: 1min37s879, apenas 23 milésimos de segundo mais lenta que a volta recorde. No total, foram 25 voltas, incluindo as de instalação e as de retorno aos boxes.

"Foi sensacional! Já haviam me falado que o carro era muito emocionante de pilotar e isso se comprovou na pista. É muito potente, com torque e aceleração muito fortes", elogia. O carro estava totalmente original, inclusive equipado com os pneus Pirelli Trofeo R com os quais saiu da fábrica. O McLaren Senna permite várias opções de regulagens de asa, eletrônica e outros, mas elas permaneceram inalteradas. A média horária da volta recorde foi de 158,485 km/h e a velocidade mais alta (esta, registrada pelo próprio Mauricio ao olhar o painel) foi de 295 km/h no fim da reta dos boxes. A cronometragem oficial do UK Motors Academy Porto Seguro ficou a cargo da equipe Racing Crono, uma das mais experientes e conceituadas do Brasil. Não por coincidência, é a mesma empresa que registrou o recorde anterior para carros de rua originais em Interlagos.

Com produção limitada a 500 unidades, o McLaren Senna é um dos carros de rua mais extremos já produzidos pela McLaren Automotive. Seu motor V8 biturbo de 4 litros (3.994 cm³) entrega 800 cv e 800 Nm de torque, permitindo um desempenho de carro de corrida: aceleração de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos, de 0 a 200 km/h em 6,8 segundos e de 0 a 300 km/h em 18,8 segundos. A velocidade máxima é de 335 km/h. Toda a estrutura é de fibra de carbono e a carga aerodinâmica gerada pode chegar a 800 kg. A unidade pilotada por Mauricio em Interlagos é uma das quatro importadas oficialmente ao Brasil pela UK Motors.

Ricardo Mauricio é um dos pilotos brasileiros mais vitoriosos no Brasil e no exterior. Conquistou diversos títulos no kart (onde começou a correr aos dez anos de idade) e sua carreira internacional inclui experiência na Fórmula 3 inglesa, Fórmula 3 espanhola (na qual foi campeão em 2003), Fórmula 3000 e Endurance TC 2000 na Argentina (campeão em 2009). Mauricio possui oito títulos nacionais, sendo três na Stock Car (2008, 2013 e 2020), três em Marcas e Pilotos (2012, 2013 e 2014), um no Endurance Brasil (2017) e um na Fórmula Ford (1995).

Sobre a UK Motors

A UK Motors representa as marcas McLaren e Aston Martin no Brasil. Formada pela união dos controladores do Grupo Eurobike (rede de concessionárias de marcas Premium) e da Stuttgart (maior rede de concessionários Porsche do Brasil), a UK Motors responde pelas operações de duas das mais conceituadas fabricantes britânicas de carros esportivos e de luxo do mundo. 

Sobre a McLaren Automotive

Formada em 2010, a McLaren Automotive é hoje a maior parte do McLaren Group. Sua origem remonta a 1964, quando o piloto neozelandês Bruce McLaren iniciou a fabricação de carros de corrida (bipostos e monopostos). Em 1966, a McLaren fez sua estreia na Fórmula 1, iniciando uma trajetória que resultou em oito títulos mundiais de construtores e doze de pilotos. A McLaren tem vitórias também nas 24 Horas de Le Mans e nas 500 Milhas de Indianápolis.

O atual portfolio de produtos da empresa (modelos das linhas GT, Supercar, Motorsport e Ultimate) é vendido por meio de mais de 85 concessionários em 40 mercados no mundo. O primeiro carro de rua com a marca McLaren, o M6GT, foi construído pelo próprio Bruce McLaren em 1969. Em 1993, a McLaren projetou e construiu o carro de rua McLaren F1, em produção limitada. 

Em 2020, a McLaren lançou o 765LT e revelou a nova arquitetura de baixo peso fabricada no McLaren Composites Technology Centre de £ 50 milhões, inaugurado na região de Sheffield, no norte da Inglaterra, que sustentará a próxima década do futuro eletrificado da McLaren.

últimas