FERNANDÓPOLIS

‘Juntos Salvando Vidas’ é o tema da Semana Nacional do Trânsito

‘Juntos Salvando Vidas’ é o tema da Semana Nacional do Trânsito

Campanha de conscientização por um trânsito seguro será realizada até o próximo domingo

Campanha de conscientização por um trânsito seguro será realizada até o próximo domingo

Publicada há 1 ano

SECOM - Prefeitura de Fernandópolis

A SEMUTRAN – Secretaria Municipal de Trânsito da Prefeitura de Fernandópolis deu início à ‘Semana Nacional do Trânsito’. Com o slogan ‘Juntos Salvamos Vidas’, o principal objetivo é incentivar junto à comunidade que a responsabilidade para um trânsito seguro é de todos. 

Até o ano de 2.021 estavam registrados em Fernandópolis quase 64 mil veículos entre (carros, motos, caminhões e ônibus). A cidade está passando por uma grande expansão, com abertura de novos loteamentos, novas interligações viárias, com isso a SEMUTRAN vem trabalhando para melhorar a logística do trânsito local. 

“O trabalho feito pela SEMUTRAN é baseado em estudos técnicos e com números que são apresentados por instituições sérias, como o caso da Polícia Militar. É importante que todos respeitem as antigas e novas regras de trânsito, seja do Código ou de possíveis alterações realizadas nas vias públicas. Somente com o respeito de todos poderemos ter um trânsito cada vez mais seguro”, afirma o secretário municipal de Trânsito, Ederson da Silva. 

O comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar de Fernandópolis, Capitão Fernando Ferrarez, confirma que a imprudência é um dos principais fatores dos acidentes de trânsito no município. “Quando chegamos para atender uma ocorrência, muitas vezes já conseguimos observar que aquele acidente poderia ter sido evitado com o simples fato de se observar a sinalização de trânsito no local ou respeitar as Leis”, destaca o comandante Ferrarez. 

PRINCIPAIS CAUSAS DE ACIDENTE DE TRÂNSITO  

(Levantamento feito pelo Atlas da Acidentalidade do Transporte Brasileiro) 

1 – Falta de Atenção ao Trânsito/uso de celular e similares;

2 – Desobediência à sinalização;

3 – Velocidade incompatível;

4 – Ingestão de álcool no volante;

5 – Defeito mecânico no veículo;

6 – Desobediência em relação à distância de segurança;

7 – Dormir ao Volante;

8 – Animais soltos em vias públicas/rodovias;

9 – Ultrapassagem indevida;

10 – Defeito na via

últimas