SAÚDE

Saúde amplia público infantil e adolescente para vacinas contra HPV e meningococo ACWY

Saúde amplia público infantil e adolescente para vacinas contra HPV e meningococo ACWY

Em Fernandópolis, vacinação está disponível em todas as unidades de Saúde

Em Fernandópolis, vacinação está disponível em todas as unidades de Saúde

Publicada há 1 ano

A partir de agora, meninos de 9 e 10 anos de idade estão aptos a receber a vacina contra o HPV

Da Redação 

A Secretaria Municipal de Saúde amplia o calendário de vacinação para crianças e adolescentes. A partir de agora, meninos de 9 e 10 anos de idade estão aptos a receber a vacina contra o HPV, até então, o imunizante era restrito a meninos de 11 a 14 anos e a meninas de 9 a 14 anos.

Além disso, adolescentes de 13 e 14 anos, de ambos os gêneros, também podem ser imunizados contra o meningococo ACWY, vacina antes voltada apenas à faixa etária de 11 a 12 anos. A ampliação da faixa etária tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes para imunizantes de extrema importância a esses públicos.

Para receber a dose, basta procurar a Unidade de Saúde das 09h às 16h. A medida é temporária e vale até junho de 2023, conforme definição do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

SOBRE A VACINAÇÃO

A vacinação para o HPV previne os cânceres causados por esses vírus. Entre os tipos graves de câncer destacam-se o de colo de útero, vulva, vagina, ânus, pênis, boca e garganta. Outro benefício da vacina é reduzir a ocorrência de verrugas genitais, conhecidas como condiloma.

A vacinação contra o meningococo ACWY foi implantada em 2020, ela previne quatro tipos diferentes de bactérias causadoras de meningites, que embora sejam doenças de ocorrência raras podem levar cerca de 20 a 25% das pessoas atingidas à morte, e em outros casos deixar sequelas graves como surdez, perda de membros, convulsões etc.

últimas