EDUCAÇÃO

Inscrição para o Vestibulinho das Etecs pode ser feita a partir de hoje (20)

Inscrição para o Vestibulinho das Etecs pode ser feita a partir de hoje (20)

Prazo vai até 18 de novembro, às 15 horas

Prazo vai até 18 de novembro, às 15 horas

Publicada há 1 ano

Para participar do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais para o primeiro semestre de 2023, os interessados devem fazer a inscrição pela internet

Da Redação

Começa nesta quinta-feira (20) o período de inscrição para o processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). Os interessados em iniciar os estudos no primeiro semestre de 2023, tem até as 15 horas de 18 de novembro para se inscrever, exclusivamente pela internet. O valor da taxa é de R$ 33. O exame será aplicado em 18 de dezembro, às 8 horas, e terá três horas de duração.

O Vestibulinho oferece mais de 88 mil vagas para todo o Estado de São Paulo para Cursos Técnicos, Ensino Médio Integrado ao Técnico, Ensino Médio em diferentes itinerários formativos, Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS), Especializações Técnicas e vagas remanescentes de segundo módulo.

As vagas para Cursos Técnicos são destinadas às Etecs e Classes Descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a administração de uma Etec, por meio de parcerias com as prefeituras do interior e da Capital aulas nos CEUs) e com a Secretaria Estadual da Educação para oferta do Ensino Técnico em salas de escolas estaduais.

Este ano, o processo seletivo vai oferecer duas novas Especializações Técnicas: Análise de Dados para Questões Sociais (20 vagas), na Etec Cepam, e Guia de Turismo Internacional (25 vagas), na Etec Carlos de Campos, ambas as unidades na Capital.

Para os candidatos que não têm acesso a computadores e internet, as Etecs de todo o Estado disponibilizarão os equipamentos para a realização da inscrição. O interessado deve entrar em contato com a unidade para agendar datas e horários disponíveis, antes de ir ao local.

Cursos Técnicos

Do total de vagas oferecidas, 45.628 vagas são para cursos técnicos. Os interessados podem escolher entre mais de 80 opções de cursos, com duração de três ou quatro semestres.

O candidato que deseja concorrer a uma das vagas de Curso Técnico, deve:

  • Ter concluído ou estar cursando o Ensino Médi apresentando o Certificado de Conclusão ou a declaração de que está matriculado a partir da segunda série do Ensino Médio;
  • Ter concluído ou estar cursando a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Neste caso, o candidato deve ter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou a declaração de que está matriculado, a partir do segundo termo da EJA ou dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA/CEEJA. Ou ainda o Boletim de Aprovação do Encceja enviado pelo MEC ou o Certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas;
  • Para o candidato que tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), até a edição de 2016, é preciso apresentar o Certificado ou a Declaração de Conclusão do Ensino Médio, expedido por órgão competente.

Ensino Médio Integrado ao Técnico

Nesta opção de formação profissional o processo seletivo disponibiliza 37.939 vagas, incluindo os períodos da manhã, tarde, noite e integral. Os interessados podem escolher entre 66 opções de cursos integrados.

Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS)

A modalidade AMS permite que o estudante conclua o Ensino Médio, Técnico e Superior em um período de cinco anos. As 1.306 vagas estão disponíveis em 27 unidades do Estado.

Ensino Médio com itinerários formativos

São ofertadas 2.650 vagas para o Ensino Médio com Itinerários formativos em: Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

O requisito para ingresso nos diversos formatos do Ensino Médio é que o candidato tenha o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou a Declaração de Conclusão, assinada por agente escolar da escola de origem, ou ainda o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA.

Especializações Técnicas de Nível Médio

Nesta modalidade, o Vestibulinho das Etecs oferece 845 vagas, sendo 365 para dez opções de cursos presenciais. Para o formato de Ensino a Distância (EaD), são 480 vagas destinadas aos cursos de Especialização Técnica em Gestão de Projetos.

Para concorrer nesta opção, nos cursos presenciais, é preciso ter cursado integralmente e concluído, até 31 de janeiro de 2023, o Ensino Técnico associado ao Curso de Especialização pretendido, conforme relação disponível na internet. Para concorrer a uma vaga do curso online, o candidato deve ter cursado integralmente qualquer curso Técnico ou Superior, até o último dia de janeiro.

Vagas remanescentes de segundo módulo

As vagas remanescentes de segundo módulo estão disponíveis para a relação traz doze cursos: Administração, Contabilidade, Desenvolvimento de Sistemas, Eletrônica, Eletroeletrônica, Eletrotécnica, Guia de Turismo, Informática para Internet, Logística, Mecânica, Recursos Humanos e Segurança do Trabalho.

Para concorrer a uma vaga o interessado deve estar cursando o terceiro ano do Ensino Médio, ou concluído a série, e comprove experiência profissional na área do curso, por meio de avaliação e certificação de competências referentes ao primeiro módulo.

Inscrições

Para efetivar a inscrição o candidato deve preencher a ficha disponível no menu "Área do candidato". Após o preenchimento das informações, é preciso imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento da taxa de R$ 33. O valor deve ser pago em dinheiro em qualquer agência bancária ou via internet, por meio de aplicativo bancário ou ainda por meio da ferramenta getnet disponível no site oficial do processo seletivo, com cartão de crédito, até o dia 18 de novembro, às 15 horas. O preenchimento dos dados é de responsabilidade do candidato ou de seu representante legal, quando menor de 16 anos.

Mais informações sobre o preenchimento da ficha de inscrição e documentação necessária, podem ser conferidas na Portaria do Vestibulinho e no Manual do Candidato, disponíveis na internet.

Inclusão

candidato com deficiência, que necessite de condições especiais para realizar a prova, deverá indicá-la na Ficha de Inscrição eletrônica e, também, encaminhar o laudo médico, emitido por especialista, descrevendo o tipo e o grau da necessidade, através de link específico na ficha disponível no site, impreterivelmente, até as 15 horas do dia 18 de novembro.

candidato transgênero que desejar ser tratado pelo nome social, deverá informá-lo no ato da inscrição, no campo específico para tal, sem abreviações. Caso não seja informado o nome social no ato da inscrição, não será possível solicitar a inclusão posteriormente. Também é preciso enviar durante o período de inscrição, via upload, imagem do RG (frente e verso) e uma foto 3×4 recente.

Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame para os candidatos aos Cursos Técnicos e Ensino Médio em seus diversos formatos, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a quem tenha estudado, integralmente, da quinta a oitava série ou do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, na rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Cabe ao candidato verificar na portaria se tem direito à pontuação acrescida, porque a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas em sua totalidade.

Calendário do Vestibulinho 

Confira as próximas datas do processo seletivo das Etecs:

  • 20 de outubro a 18 de novembro – até as 15 horas: período de inscrição para o Vestibulinho das Etecs;
  • 31 de outubro – a partir das 15 horas: resultado do pedido de redução da taxa;
  • 1º e 2 de novembro: pedido de recurso para o resultado da redução da taxa de inscrição;
  • 7 de novembro – a partir das 15 horas: resultado do recurso para o pedido de redução da taxa de inscrição;
  • 7 de novembro a 18 de novembro – até as 15 horas: período de inscrição para quem solicitou a redução da taxa de inscrição;
  • 15 de dezembro: divulgação dos locais de prova;
  • 18 de dezembro – às 8 horas: Aplicação da prova presencial.
  • 22 de dezembro – a partir das 15 horas: divulgação do gabarito oficial.
  • 28 de dezembro – a partir das 15 horas: divulgação da classificação geral e convocação para provas de aptidão.
  • 03 e 04 de janeiro: Prova de aptidão para os cursos de Canto, Dança, Regência e Teatro.
últimas