ELEIÇÕES 2022

“Terroristas do Milênio” (ou O Fator Bolsonaro)

“Terroristas do Milênio” (ou O Fator Bolsonaro)

Por: Gil Piva

Por: Gil Piva

Publicada há 1 ano

Por: Gil Piva

“Terroristas do Milênio” (ou O Fator Bolsonaro)

J. G. Ballard causou (acertadamente) perplexidade quando publicou, em 1973, seu livro Crash, que ficou mais conhecido pela versão cinematográfica de Cronenberg (1996).

Mas é no seu Terroristas do Milênio que vemos um Ballard mais verdadeiro e atual – e por isso mais importante que Crash. O livro é de 2005, mas só agora fiz sua devida leitura. Uma leitura que considero tardia em partes, porque, de certo modo, a presença atual de fortes ideologias políticas deu ao seu tema uma dimensão histórica precisa e urgente.

Ballard, no livro, imagina uma revolta da classe média britânica, que se considera os novos pobres negligenciados; no início, são ações pequenas; mas como toda revolta, os atos perdem-se quando as hesitações desaparecem, e, assim, barricadas para automóveis e pequenas invasões a propriedades particulares ganham contornos maiores, e as consequências, claro, virão.

Aliás, ironia das ironias, tais consequências são fruto de decisões mal pensadas e pouco planejadas - um lado descabido que os manifestantes de Ballard têm orgulho de defender. Exemplo disso está na fala de um dos personagens, líder da “revolução”, que a certa altura diz: “A violência deve ser sempre gratuita, e nenhuma revolução séria deveria atingir jamais seus objetivos.” Se o leitor sentiu no ar um deslize meio paradoxal nesse pensamento, asseguro que não está enganado.

Os revoltosos acreditam enfrentar a burguesia e sua maneira de “docilizar” as necessidades sociais. Esse é o tipo de reflexão que de cara atribuímos aos grupos mais desajuizados da esquerda. Opiniões e discordâncias à parte, a ironia das ironias, como disse, está em Ballard ressuscitar esse ideal nos lábios de manifestantes “liberais”.

O desenredo da história é costurado por contradições. Nesse quesito, a semelhança com as manifestações e pensamentos bolsonaristas é irretocável; portanto, essa realidade inseparável do romance torna a leitura não só mais divertida como intrigante.

Não se pode negar que o livro, devido à trupe “neoliberal” e “conservadora” espalhada pelo Brasil afora, tem, hoje, maior peso crítico à sociedade e seu comportamento extremado. Não seria esse extremo algo fluido - de tão ridículo - e corrosivo - de tão extravagante - porque termina por conspirar contra si? Do mesmo modo que a esquerda já fez? Vamos a um exemplo recente e concreto.

Depois que um vídeo do Bolsonaro discursando numa Loja Maçônica veio a público, a ala evangélica mais radical atacou o presidente, questionando até sua real “fidelidade a Deus”. E os maçons que votam nele devem ter compreendido o mais óbvio: foram atacados pelos seus irmãos políticos.

O “fator Bolsonaro” é uma corrosão substancial das ideias progressistas e liberais. Perdidos no contrassenso de suas próprias ideias pantanosas, as consequências do episódio da Loja Maçônica realçam a fantasia selvática de estarem lutando contra um comunismo que inexiste no Brasil. O reacionarismo bolsonarista desconhece suas causas e implicações.

Na autêntica moral bolsonarista - como os terroristas de Ballard -, o episódio é uma prova de que os asseclas do “Messias” terminaram por seguir à risca um mandamento de um dos livros que mais adoram citar quando enchem a boca para atacar o comunismo: A Revolução dos Bichos (1945), de George Orwell - ou Os Animais da Fazenda, segundo outras traduções.

Eis o mandamento que Orwell sábia e criativamente nos legou: “Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais do que outros.”

A sociedade democrática sempre estará em crise se o pensamento político (dos governantes e dos eleitores) for uma prática de ideias vazias. Afinal, as ideias vazias - estejam onde estiverem, na esquerda ou na direita - inutilizam os homens.

Hoje, o fator Bolsonaro é a formulação contumaz da desordem (nem a esquerda petista chegou tão perto): sua violência e crimes contra o Estado de Direito deixaram a sociedade brasileira muitos degraus abaixo da civilização.

Neste segundo turno, é hora de voltarmos para a civilização.

Imagem: Ilustração/Reprodução


Confira também: Portanto, porque voto em Bolsonaro... Por: João Paulo Cantarella


Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente o pensamento, a ideologia ou o posicionamento do Extra.net, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

últimas