POLÍTICA

Eleitores da região voltam às urnas no domingo para escolher prefeito e vice

Eleitores da região voltam às urnas no domingo para escolher prefeito e vice

20,6 mil eleitores votam em Tanabi após cassação de prefeito

20,6 mil eleitores votam em Tanabi após cassação de prefeito

Publicada há 1 ano

O prefeito cassado Norair Cassiano. Foto: Reprodução/Alesp

Da Redação

Eleitoras e eleitores do município de Tanabi (SP), da região metropolitana de São José do Rio Preto (SP), voltarão às urnas neste domingo, 27 de novembro de 2022. As eleições suplementares foram autorizadas pelo TRE-SP em outubro devido à cassação da chapa vencedora nas eleições de 2020.

O eleitorado apto a votar é de 20.685 pessoas, que estavam em situação regular no cadastro e com domicílio eleitoral no município até 4 de maio de 2022. Tanabi é o único colégio eleitoral paulista a ter novo pleito neste final ano, sendo que a 138ª Zona Eleitoral é presidida pelo juiz estadual da Comarca de Fernandópolis Renato Soares de Melo Filho.

Entenda o caso

O prefeito eleito em 2020, Norair Cassiano, omitiu dolosamente o montante de R$ 12.000,00 na prestação de contas de campanha para a aquisição de camisetas distribuídas no dia da eleição, representando 21,79% do total das despesas contratadas pela campanha. A prática teria ferido a lisura do pleito, vencido por apenas 12 votos e, embora não tenha sido comprovada a responsabilidade do vice, foi determinada a cassação da chapa pelo princípio da unicidade.

Os candidatos

Valdir Uchôa:

Seguindo a ordem cronológica e crescente das legendas, disputará com o número 22, o policial civil Valdir Uchôa (PL), e seu vice o empresário no ramo moveleiro Rodrigo Bechara (Podemos). Ele já foi vereador durante um mandato. Valdir e Rodrigo disputaram em 2020 e perderam por 12 votos para o prefeito cassado Norair Cassiano da Silveira. Em tese, na lógica e sem tirar o direito dos outros Valdir e Rodrigo são os candidatos ao executivo tanabiense com maior lógica na candidatura. Valdir se intitula de direita, pois, vai para a disputa com o mesmo número do presidente Bolsonaro, muito embora tenha nascido no Cidadania e passado pelo PSOL.

Lincoln Alquáz:

O advogado Lincoln Alquáz, com banca advocatícia em Tanabi, já foi candidato a vice-prefeito na chapa de Rogério do Bida, pelo PRTB em 2020, sua legenda é 28 e traz como vice o ruralista no ramo seringueiro Carlos Cesar que, também em 2020 pelo PRTB disputou uma cadeira no legislativo tanabiense e não se elegeu, o PRTB fez 1 vereador, o Waldir do Zé Baiano. Lincoln faz questão de salientar que é da extrema direita e o atual vice-presidente Mourão foi eleito Senador pelo seu estado.

Xandão Bertoline:

O atual prefeito que responde interinamente pelo executivo tanabiense até 31 de dezembro de 2022 Xandão Bertoline (PSB), que disputará o pleito de 27 de novembro com a legenda 40 e traz na sua chapa o vereador Du Martins, o Coxinha que pelo PDT teve uma votação expressiva (828 votos)\ em 2020 e hoje está presidente da câmara também até 31 de dezembro de 2022. Xandão ingressou na vida pública a pedido de Norair e sempre se manteve fiel ao padrinho político. Pode-se considerar que Xandão é centro/esquerda, pois o atual vice-presidente da república que venceu junto com Lula é Geraldo Alckmin, que já governou o estado de São Paulo pelo PSDB. Xandão, que é eternamente grato a Norair, garante que implantará um modelo totalmente diferente de governar e que dará o espaço necessário ao seu vice, coisa que Norair nunca fez com os seus Marinho Frederico, Deva Zanetone, Fabinho Ceron e hoje. Devinha.

Zé Francisco:

O candidato Zé Francisco, que já governou o município de Tanabi em 2 mandatos concomitantes como prefeito, disputará no dia 27 com o número 65 (PCdoB) junto do ex vice-prefeito Deva Zanetone (MDB) o cargo do executivo tanabiense. A Justiça da 138ª Zona eleitoral impugnou a candidatura do vice, porem eles garantem que isso será revertido e a campanha continuará.

Fontes: Tribunal Regional de SP e Jornal O Município

últimas