FRIGORÍFICO

Fernandópolis é a primeira cidade do estado de SP a conseguir o SISBI para abatedouro

Fernandópolis é a primeira cidade do estado de SP a conseguir o SISBI para abatedouro

Unidade já está em funcionamento no município e deve dobrar o número de funcionários

Unidade já está em funcionamento no município e deve dobrar o número de funcionários

Publicada há 1 ano

A nova empresa credenciada no município foi a ‘Lira Agroindustrial’, que possui hoje 48 funcionários 

Da Redação

O município de Fernandópolis recebeu do Ministério da Agricultura mais um importante certificado. A Prefeitura, por meio da equipe do SIM - Serviço de Inspeção Municipal, da Secretaria Municipal de Saúde, é a primeira do estado de São Paulo a conceder o selo SISBI para abatedouros de bovinos.

O SISBI é o Sistema Brasileiro de Inspeção de Origem Animal, certificado de qualidade que permite a empresa vender sua produção para todo o país, desta forma gerando empregos ao município e fomentando a economia local e regional. Atualmente duas empresas já utilizam o selo no município, sendo elas a ‘Pururucas Nilo’ e ‘CR Food’. Com mais uma empresa certificada na modalidade ‘abatedouro’, Fernandópolis vai se consolidando como importante polo na produção de alimentos de origem animal.

A nova empresa credenciada no município foi a ‘Lira Agroindustrial’, que possui hoje 48 funcionários e sua unidade funciona na estrada municipal João Pereira Fraga. Para o certificado, o abatedouro passou por uma rigorosa inspeção das equipes técnicas do município, precisou fazer várias adaptações estruturais e com todo esse processo recebeu o selo SISBI. 

“Parabenizo toda diretoria da Lira Agroindustrial pelo empenho em buscar o certificado. O SISBI é um projeto que sempre acreditamos aqui em Fernandópolis. Continuamos trabalhando para orientar as empresas interessadas no certificado e damos todo o suporte necessário para que elas conquistem esse importante selo”, destacou o prefeito André Pessuto. 

A expectativa da empresa é dobrar o quadro de funcionários num curto espaço de tempo, passando dos atuais 48 para 109. O principal produto do frigorífico é o charque. O abatedouro faz parte de um grupo que produz o charque na cidade de Mogi das Cruzes-SP e também possui uma unidade em Uberlândia-MG, com centros de distribuição em Recife-PE e Maceió-AL. A intenção do grupo é destinar a produção de Fernandópolis para suas demais unidades.

“Estamos trabalhando diariamente para atender todas as demandas dos empresários. Orientamos e acompanhamos de perto todo o processo para a certificação. A satisfação quando o processo é concluído é inexplicável. Ali estamos garantindo a qualidade do produto, a empresa está conseguindo garantir seu crescimento e a cidade garante a geração de empregos com fortalecimento da economia”, comentou o secretário municipal da Saúde, Ivan Veronesi. 

Segundo Mileno Tonissi, coordenador do SIM de Fernandópolis e médico veterinário, o ‘Frigorífico Lira’ já está realizando abate-teste no local com toda a supervisão das equipes técnicas. “Esse diferencial de Fernandópolis está atraindo o interesse de muitas empresas do Brasil. Elas entram em contato para obter informações sobre o processo, adesão e querem conhecer a cidade, com isso já estamos colhendo os frutos do SISBI”, destacou Mileno.

últimas