CULTURA

Ouroeste e Arabá são contemplados pelo Projeto Cultural Cine Boa Praça

Ouroeste e Arabá são contemplados pelo Projeto Cultural Cine Boa Praça

No final, foram premiadas 3 crianças com livros da coleção BLACK POWER

No final, foram premiadas 3 crianças com livros da coleção BLACK POWER

Publicada há 1 ano

Assessoria de Imprensa – Ouroeste 

Com o patrocínio da BP – Bunge e apoio da Prefeitura de Ouroeste, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o projeto cultural Cine Boa Praça ocupou as ruas do município de 10 a 13 de novembro, levando cinema gratuito e muita diversão de qualidade pra toda a família. O cine teve início no distrito de Arabá, com uma ação educativa na EMEF José de Souza Cabral: alunas e alunos de todos os segmentos assistiram ao curta nacional de animação “O Senhor do Trem” (direção Aída Queiroz e César Coelho - Projeto Animação Velha Guarda da Portela), que aborda o racismo estrutural que ainda perdura em nosso país, e em seguida, debateram o tema contando com a mediação da equipe de educadores do projeto.

Olhos curiosos vidrados na charmosa tela claquete e, depois, mãos erguidas aguardando a vez de soltar a voz: cada aluna e cada aluno usou o microfone para se expressar, fazendo relações com conteúdos escolares e mostrando que sabem muito bem a importância de dialogar, conhecer a história e as muitas formas de resistência contra o racismo que se fazem notar em vários campos de atividades humanas: nas artes, nos esportes, na ciência. 

No final, foram premiadas 3 crianças com livros da coleção BLACK POWER (editora Mostarda), que apresenta biografias de personalidades negras que marcaram época e se tornaram inspiração e exemplo para as novas gerações. 

Seguimos em Arabá para as sessões noturnas, dias 10 e 11, recebendo com muito entusiasmo toda essa turminha da EMEF, desta vez, acompanhada de seus familiares e amigos. Antes do filme, como já é de praxe no Cine Boa Praça, muita brincadeira e diversão promovidas por nosso animador cultural, regadas com as deliciosas pipocas fornecidas pela prefeitura da cidade! E nos dias 12 e 13 não foi diferente: na Centro de Eventos José Nubiato Filho, exibimos duas divertidas animações, o Parque dos Sonhos e Sing 2, contando com uma plateia animadíssima que, além das bexigas do Cine Boa Praça, levou para casa gibis da Turma da Mônica – também uma tradição de nosso projeto: o incentivo à leitura! O Cine Boa Praça não poderia comemorar de um jeito mais legal seus 10 anos de estrada: conhecendo uma nova cidade, recebendo em seu circuito mais de 1.000 espectadores e ainda contando com a parceria afetiva das educadoras da EMEF José de Souza Cabral e do pessoal da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Ouroeste. Fica aqui o agradecimento de toda a equipe do Cine Boa Praça e a promessa de voltarmos em breve! 

últimas