EDUCAÇÃO

Carta Aberta da Universidade Brasil à comunidade

Carta Aberta da Universidade Brasil à comunidade

Comunicado aborda avaliação do MEC e decisão judicial

Comunicado aborda avaliação do MEC e decisão judicial

Publicada há 1 ano

Carta Aberta da Universidade Brasil à comunidade

No último dia 13/12, após mais de três anos do início das investigações, o Juiz Federal da 1a Vara Federal de Jales/SP determinou a extinção de todas as ações penais decorrentes da Operação Vagatomia, bem como de todos os procedimentos dela derivados. 

A decisão acatou o pedido da defesa do Sr. José Fernando Costa, que pedia a nulidade de todas as provas da operação, em razão de diversas irregularidades cometidas pelas autoridades investigativas. 

No mesmo dia, a Universidade Brasil obteve nota máxima em avaliação realizada pelo Ministério da Educação, por ocasião de seu recredenciamento institucional. Durante o processo, o MEC visitou a instituição, examinou seu funcionamento e infraestrutura, bem como as instalações, corpo acadêmico e gestão administrativa.

O conceito 5, nota máxima concedida pelo governo federal para as instituições de ensino superior, é reflexo do empenho, comprometimento e trabalho de excelência de todos os colaboradores UB, bem como dos alunos e comunidade acadêmica.

Enquanto o primeiro fato repara uma injustiça cometida contra a instituição e seus mantenedores, que resultou em anos de restrições patrimoniais, prejudicando alunos e afetando empregos, o segundo premia a perseverança de uma instituição que, representada pela mantenedora, nunca parou de investir em melhorias, na integridade de seus processos e em sua visão de levar educação de qualidade a todos.

A Universidade Brasil, mesmo em face de todas as dificuldades impostas, vem se modernizando continuamente ao longo dos últimos anos, tanto em sua infraestrutura quanto em sua gestão administrativa. A busca constante das melhores práticas, aliada à missão de formar profissionais qualificados e cidadãos conscientes para o país, sempre norteou nossas ações, e assim permanece.

Dentre as implantações importantes, destacam-se as áreas de Compliance, Graduação e Pós-Graduação com atuações mais específicas, colaboração jurídica eficiente e a consolidação da Secretaria Geral. Produzimos e lançamos o primeiro Código de Ética da história da Universidade Brasil, que norteia as condutas e práticas de todos os integrantes de nossa comunidade acadêmica. 

Devido aos ajustes de governança, agora a universidade pode focar em seu desenvolvimento planejado de longo prazo. Estamos prontos para os desafios contemporâneos, oriundos do próprio novo milênio: disponibilizar ensino, pesquisa e extensão com sustentabilidade e inovação, impactar o bem-estar social e, sobretudo, vocacionar nossa atividade para o campo da Saúde. A UB pretende ser a universidade que oferece todos os conhecimentos para a preservação da vida.

últimas