EDUCAÇÃO

Confira algumas dicas para se preparar para o Vestibulinho deste domingo

Confira algumas dicas para se preparar para o Vestibulinho deste domingo

Exame do processo seletivo das Etecs para o primeiro semestre de 2023 começa às 8 horas do dia 18, em todo o Estado; candidato tem três horas para responder as questões

Exame do processo seletivo das Etecs para o primeiro semestre de 2023 começa às 8 horas do dia 18, em todo o Estado; candidato tem três horas para responder as questões

Publicada há 1 ano

Portões dos locais de aplicação dos exames serão abertões às 7 horas e fechados às 8 horas, impreterivelmente

Da Redação

A hora de prestar o Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) está chegando. Os candidatos que desejam estudar no primeiro semestre de 2023 em uma unidade do Centro Paula Souza (CPS) farão a prova no próximo domingo (18), a partir das 8 horas. A fim de evitar imprevistos, é preciso se atentar às orientações do CPS e da Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), responsável pelo processo seletivo.

A primeira dica é consultar com antecedência o local onde fará o exame. A informação está disponível no site www.vestibulinhoetec.com.br e na unidade em que o candidato pretende estudar.

Os portões das escolas serão abertos às 7 horas e fechados às 8 horas, impreterivelmente. O ideal é que o candidato chegue ao local com uma hora de antecedência. Assim terá tempo suficiente para localizar sua sala. A duração do exame é de três horas.

Sobre os materiais necessários para fazer o exame, é preciso levar uma caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto nº 2, borracha e régua. Também é imprescindível apresentar um documento de identidade original com foto, em boas condições de visibilidade para conferência dos dados. O documento pode ser:

  • Documento de identidade expedido pelas Secretarias de Segurança Pública (RG ou RG digital), pelas Forças Armadas ou pela Polícia Militar;
  • Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM – CIE/RNM/RNE) dentro da validade;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH ou CNH digital);
  • Documento expedido por Ordens ou Conselhos Profissionais que, dentro da validade, por lei federal, valem como documento de identidade em todo o país. Por exemplo: OAB, COREN e CREA;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Passaporte brasileiro dentro da validade.


uso de máscara será recomendado nas cidades em que não vigore lei de uso obrigatório.

Outras orientações estão disponíveis no Manual do Candidato. O não cumprimento das normas que regem o Vestibulinho das Etecs implica em sanções legais e desclassificação.

Provas

Os exames para o primeiro módulo de cursos técnicos (presencial, semipresencial e on-line), e primeiras séries do ensino médio integrado ao técnico, articulação da formação profissional média e superior (AMS) ou Ensino Médio com ênfase, são formados por 40 questões-teste, cada uma delas com cinco alternativas, das quais apenas uma resposta é a correta. São observados conhecimentos baseados nas competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental II nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e de Ciências da Natureza. Valores e ações que contribuem para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e voltada para a preservação da natureza também são avaliados. Cada questão vale um ponto.

Para concorrer ao cadastro de reserva para vagas remanescentes, que dá acesso direto ao segundo módulo, é preciso responder à prova composta por 26 questões-teste, cada uma com cinco alternativas relacionadas às competências profissionais do primeiro módulo da habilitação escolhida. Cada questão vale um ponto. O candidato será considerado classificado no cadastro de reserva alcançando resultado igual ou superior a 14 questões corretas.

A classificação na avaliação de competências para essa modalidade terá validade de seis meses, sendo que os candidatos classificados e não atendidos poderão, na existência de novas vagas, ser convocados pelas Etecs no semestre seguinte.

A prova para concorrer a uma vaga de especialização técnica tem 26 questões objetivas, cada uma com cinco alternativas relacionadas às competências específicas de aprendizagem na habilitação técnica da formação do candidato. A exceção é para os candidatos ao curso de Gestão de Projetos – Online, que serão avaliados com um teste de 13 questões relacionadas às competências de Língua Portuguesa, Literatura, Comunicação e Trabalho, e outras 13 questões relacionadas às competências de Matemática do Ensino Médio. A nota final de classificação no exame para o curso de Especialização será obtida pelo total de questões acertadas. Cada questão vale um ponto.

Os candidatos têm acesso às provas e gabaritos dos anos anteriores, clicando aqui. Mais informações podem ser conferidas nas Portarias do Vestibulinho e no Manual do Candidato. O cronograma completo do processo seletivo está disponível na internet.

últimas