PROIBIÇÃO

Prefeitura reforça proibição de fogos de artifício durante festas de final de ano

Prefeitura reforça proibição de fogos de artifício durante festas de final de ano

Denúncias devem ser feitas para a Ouvidoria pelo WhatsApp 99729-4550

Denúncias devem ser feitas para a Ouvidoria pelo WhatsApp 99729-4550

Publicada há 1 ano

Da Redação

Em vigor desde 13 de abril de 2021, a Lei Municipal nº 5.112 estabelece a proibição, o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso no município de Fernandópolis.

Em decorrência da referida lei, a Prefeitura de Fernandópolis orienta a população em geral sobre a proibição e penalidade aos infratores, principalmente neste fim de ano em que é comum a utilização do produto.

Segundo a Lei - que é válida a todos em recintos fechados e abertos, áreas públicas e locais privados - estão autorizados somente fogos de artifícios com efeitos visuais, ou seja, fogos de vista sem estampidos.

A determinação visa evitar prejuízos à saúde do homem, em especial crianças, idosos, pessoas com transtornos mentais, com síndrome de down, autistas e de pessoas com deficiência auditiva que utilizam aparelhos e os riscos aos animais.

Em caso de descumprimento caberá ao infrator a imposição de multa pecuniária no valor equivalente a 07 Unidades de Referência do Município (URM`s), cujo valor será dobrado na ocorrência de reincidência, entendendo-se como reincidência o cometimento da mesma infração num período inferior a 30 dias.

As denúncias podem ser feitas para a Ouvidoria, por meio do WhatsApp 99729-4550, na qual não são aceitas ligações, somente vídeos ou fotos que registrem o flagrante. Posteriormente, a Ouvidoria encaminhará as denúncias aos setores de fiscalização do município para cumprimento das medidas administrativas. 

CAUSAS DA PROIBIÇÃO 

O barulho emitido pelos artefatos pode atingir mais de 120 decibels (dB), sendo que o limite seguro de exposição aos sons recomendado por especialistas é de 85 dB. Quando a quantidade recomendada ultrapassa esse limite, há risco de perda auditiva e, em alguns casos, a situação se torna irreversível.

A exposição a esse tipo de poluição sonora pode ocasionar consequências severas à qualidade de vida da população, afetando a saúde do indivíduo e suas relações sociais.

Fonte: Secom de Fernandópolis

últimas