SAÚDE

Afastados médicos que atenderam criança de 4 anos, morta por picada de escorpião

Afastados médicos que atenderam criança de 4 anos, morta por picada de escorpião

Menino tinha quatro anos; afastamentos valem até conclusão de Sindicância

Menino tinha quatro anos; afastamentos valem até conclusão de Sindicância

Publicada há 1 ano

Fachada da unidade de Saúde onde a criança foi inicialmente atendida. Foto: Divulgação / P.M. de Birigui

Da Redação

A Beneficência Hospitalar de Cesário Lange (BHCL), entidade gestora do Pronto Socorro de Birigui, confirmou nesta segunda-feira, 02/01/2023, que os profissionais médicos envolvidos no atendimento à criança de quatro anos que, posteriormente, faleceu vítima de uma picada de escorpião, foram afastados de suas atividades.

A medida tem validade até pelo menos o final da uma Sindicância Administrativa que também será acompanhada pela Prefeitura Municipal de Birigui, através da Secretaria de Saúde.

O CASO

Um menino de quatro anos foi atendido, na madrugada de sábado, 31, naquela unidade, após acordar com dor e vômito. Segundo a gestora do Pronto Socorro, a queixa do paciente ao dar entrada na unidade foi de vômito, sem indícios de picada de escorpião.

Horas depois, o menino foi transferido para a Santa Casa de Araçatuba e internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas não resistiu e morreu às 15h30.

A Morte

A Santa Casa de Araçatuba afirmou em Nota Oficial que o paciente deu entrada transferido da unidade de Birigui na tarde de sábado: "Ele deu entrada às 13h11, foi internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal Pediátrica e foram aplicadas doses de soro antiescorpiônico. Apesar do tratamento, o óbito foi constatado às 15h30, tendo como causa acidente com escorpião".

últimas