MELIPONICULTURA

Senar, Sindicato e Secretaria oferecem curso de criação de abelhas sem ferrão

Senar, Sindicato e Secretaria oferecem curso de criação de abelhas sem ferrão

Curso será de 16 a 19 de janeiro; vagas são limitadas

Curso será de 16 a 19 de janeiro; vagas são limitadas

Publicada há 1 ano

Da Redação

A Secretaria da Cultura e Turismo de Votuporanga, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sindicato Rural de Votuporanga e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), realizará o curso "Meliponicultura – Criação de Abelhas sem Ferrão" de 16 a 19 de janeiro de 2023, das 8h às 18h, com aulas teóricas e práticas. Interessados a partir de 18 anos podem efetuar inscrição através do link https://forms.gle/GHs66cBsxru8R9Yf7 ;  as vagas, limitadas, se efetivam por ordem de recebimento do cadastro.

O curso, com carga total de 32 horas, será ofertado com aulas no Centro de Cultura e Turismo "Marão Abdo Alfagali" (Parque da Cultura) e a parte prática ocorrerá na Estância Nosso Lar (Rodovia Miguel Jabur Elias). Serão abordados assuntos como a legislação da Meliponicultura, principais espécies de produtos e abelhas que não possuem ferrão, utilidade desse cultivo, materiais de trabalho, entre outros.

Principais espécies e produtos

Algumas das principais espécies de abelhas que não possuem ferrão são Jatai, Mandaçaia, Mandaguari, Manduri, Marmelada, Mirim ou Plebeia, Tubuna e Uruçu Amarelo e podem originar produtos como cerume, mel, pólen e própolis.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria da Cultura e Turismo: (17) 3405-9670.

últimas